Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12303

Title: A psicoeducação como estratégia de suporte aos cuidadores informais das pessoas com esquizofrenia
Authors: Carvalho, Joaquim Manuel Silva
Advisors: Magalhães, Maria Dulce
Keywords: Esquizofrenia
Emoção expressa
Sobrecarga familiar
Psicoeducação
Schizophrenia
Expressed emotion
Family burden
Pshycoeducation
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivos: Descrever e analisar reflexivamente os resultados da intervenção com Cuidadores Informais de Esquizofrénicos; efetuar análise reflexiva das competências mobilizadas e adquiridas com essa intervenção. Metodologia: Descrição da implementação de um Programa de Psicoeducação para Cuidadores Informais de Pessoas com Esquizofrenia, que inclui um questionário de avaliação de conhecimentos da doença do familiar e a aplicação da Escala de Sobrecarga do Cuidador, como forma de complementar a avaliação diagnóstica. Resultados: Pela pesquisa teórica que fundamentou a nossa intervenção e elaboração deste relatório adquiriram-se um conjunto de conhecimentos científicos avançados que permitiram um maior rigor no consolidar do planeamento e da intervenção onde se desenvolveu um conjunto de atitudes e habilidades comunicacionais e relacionais que deram corpo a uma intervenção clínica eficaz. Conclusão: Aponta-se a Psicoeducação como forma de ir ao encontro do atual paradigma da reforma psiquiátrica complementando o tratamento psico-farmacológico e permitindo uma melhor gestão da doença mental grave; ### ABSTRACT: Objectives: To describe and analyze reflexively the results of intervention with informal caregivers of schizophrenic patients; make reflective analysis skills mobilized and gained from this intervention. Methodology: Description of the implementation of a Psychoeducation Program for Informal Caregivers of People with Schizophrenia, which includes a questionnaire to assess knowledge of disease and implementation of family caregiver burden scale, as a complement to the diagnostic evaluation. Results: For the theoretical research that justified our intervention, and this report have acquired a set of advanced scientific knowledge which have enabled greater accuracy in consolidating the planning and intervention where they developed a set of attitudes and communication and relational skills that gave substance an effective clinical intervention. Conclusion: Points to Psychoeducation as a way to meet the current paradigm of psychiatric reform complementing the psycho-pharmacological treatment and allowing better management of serious mental illness.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12303
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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