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http://hdl.handle.net/10174/12177
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Title: | Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escolas M |
Authors: | Matos, Maria da Conceição Fernandes Rodrigues de |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Avaliação externa Auto-avaliação (avaliação interna) Planos de melhoria Mudanças External evaluation Self-evaluation (internal evaluation] Improvement plans Changes |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo empírico, de índole qualitativa, trata fundamentalmente das mudanças
fomentadas pelo processo de avaliação externa, que actualmente está em curso nas escolas.
Realizámo-lo como um estudo de caso para compreendermos o que é essencial e
característico na situação em estudo. Utilizámos uma metodologia qualitativa através da
análise de conteúdo das entrevistas realizadas em grupo, de modo a permitir aproveitar a
diversidade de reflexões pela proximidade dos sujeitos, enriquecendo as respostas obtidas e
complementando as ideias.
Entrevistámos quatro grupos organizados a partir dos órgãos de gestão e de funcionamento a
que pertenciam. Foram participantes neste estudo a direcção do agrupamento, o conselho
pedagógico, o conselho geral e as delegadas de turma do 2º ciclo e 3º ciclo.
A análise efectuada sugere-nos que a avaliação externa trouxe mudanças, nomeadamente
registando evidências, definindo estratégias de melhoria e constituindo uma equipa de autoavaliação
com a perspectiva de interiorizar este processo e usá-lo no futuro em concordância
com avaliação externa; ### ABSTRACT:
This empirical study, of qualitative nature, focus fundamentally on the changes fomented by
the external evaluation process, currently in progress in our schools.
We made it as a case study, so we could understand what’s essential and characteristic in the
situation being studied. We used qualitative methodology, through the group interviews
content analysis that allow us to take advantage of the reflections diversity, due to subject
proximity, enriching the obtained answers, complementing ideas.
We interviewed four organized groups through the management and operating organs they
belonged. Taking part in this study the grouping direction, the pedagogical council, the
general council, and class deputies of the 2nd and 3rd cycle.
This analysis suggests that external evaluation brought changes, namely, recording evidences,
defining improvement strategies and forming a self-evaluation team, with the prospect of
acknowledging this mechanism and using it in the future so it could work together with
external evaluation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12177 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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