Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12169

Title: Competências académicas: relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3º ciclo do ensino básico
Authors: Fonseca, Ana Isabel Simões
Advisors: Pires, Heldemerina
Cardoso, Paulo
Keywords: Família
Tipologia familiar
Auto-conceito
Rendimento académico
Actividades familiares
Tempo partilhado em familia
Family
Family structures
Self-concept
Academic achivement
Family activities
Shared time with family
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo analisar a relação entre configuração familiar, auto-conceito e desempenho académico. Participaram no estudo 287 sujeitos de ambos os sexos, do 3º ciclo do Ensino Básico, da Escola Secundária Severim de Faria em Évora, dos quais 158 eram rapazes e 129 eram raparigas com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos (M=13,50;DP=1,08). Os alunos responderam aos Questionários “Rendimento Escolar”, “Eu e a minha Família” e a “Escala de Auto-Conceito” de Susan Harter. Os resultados revelam que não existe uma relação entre Tipologia Familiar e Auto- Conceito. Todavia encontrou-se uma relação positiva entre o tipo de família nuclear e o rendimento académico positivo. Não sendo um dado novo encontrou-se também uma relação entre auto-conceito e rendimento académico, sendo que, quanto mais positivo é o auto-conceito, maior é o rendimento académico. Por último aferiu-se uma relação positiva entre as variáveis familiares; rendimento académico positivo e auto-conceito positivo; ### Abstract: The current study aims to analyse the relationship between Family Structures, Self-Concept and Academic Achievement. This study involved 287 subjects from both genders, of the 3 rd Cycle of Basic Education, from Severim Faria Secondary School in Évora, from which 158 were boys and 129 were girls, aged between 11 and 17 years old (M=13,50;DP=1,08). The Questionnaires applied were “Educational Achievement”, “My Family and I” and “The Self-Concept Scale” of Susan Harter. The results don´t reveal any relationship between the Family Structure and Self-Concept. However, we found a positive relationship between the Nuclear Family and the Positive Academic Achievement. Furthermore, although it´s not being a new data, we found a relationship between the selfconcept and academic achievement, and the more positive self-concept is, the greater is the academic achievement. Finally, the results have measured a positive relationship between the family variables; positive academic achievement and positive self-concept.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12169
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
.checksum.md543 Baudio/basicView/Open
Tese.pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois