|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12153
|
Title: | Vivências de alunos e professores no uso da plataforma Moodle como complemento às aulas presenciais de química para o 1º ano do ensino médio: um estudo de caso |
Authors: | Sobreira, Lúcia Helena Rodrigues |
Advisors: | Borralho, António Manuel Águas Oliveira, Vítor José Martins de |
Keywords: | Tecnologias da informação e comunicação em educação(TIC em educação) Ensino-aprendizagem da Química Ensino médio Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) Avaliação Information and communications technology in education (ICT in education) Teaching-learning process on chemistry High school Virtual learning environment (Moodle) Assessment |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta pesquisa teve por objetivo identificar as vivências de professores e alunos ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sobre "Energia e Transformação Química", oficina desenhada com o objetivo de servir de complementação às atividades presenciais ao ensino de Química no primeiro ano do Ensino Médio. O AVA foi construído sob a plataforma Moodle, disponibilizada pelo Portal Escolar, através da Secretaria de Estado de Educação do Pará, para a escola estadual onde a pesquisa foi conduzida.
As questões que orientaram o estudo foram as seguintes: a) Será que o conteúdo da disciplina Química no Moodle cumpre a ementa curricular do Projeto Político-Pedagógico da escola e é coerente com os objetivos de aprendizagem e as necessidades de formação do aluno?; b) Como professores e coordenadores, diretamente envolvidos no estudo percepcionam a plataforma Moodle, sob o ensino, a aprendizagem e a avaliação?; c) Como os alunos, incluindo os da zona rural, percepcionam a plataforma Moodle em relação ao ensino, à aprendizagem e à avaliação desenvolvida neste contexto?
Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, a recolha de informação concretizou-se em entrevistas, observações de aulas, questionário, sessão de grupo focal e pesquisa documental, tendo sido a análise da mesma efetuada por meio da triangulação de dados.
Os resultados encontrados permitem afirmar que o conteúdo da disciplina Química no Moodle cumpre a ementa curricular do Projeto Político-Pedagógico da escola e é coerente com os objetivos de aprendizagem e as necessidades de formação dos alunos, superando as expectativas iniciais dos professores e coordenadores envolvidos no estudo. Também é possível concluir que os participantes reconhecem a plataforma Moodle como um recurso importante para a educação, já que permite a disponibilização de materiais dinâmicos e novos métodos de comunicar, apoiar e melhorar as aprendizagens dos alunos. Os alunos também percecionam o AVA como um recurso muito importante para se progredir na aprendizagem de forma mais autônoma uma vez que respeita o ritmo de cada um; ### ABSTRACT: - This research aimed to identify the experiences of teachers and
students occurred in. the Virtual Learning Environment on "Energy and Chemical
Transformation" workshop, designed with the objective of serving as a complement
to classroom activities to teaching chemistry in the first year High School. The
VLE was constructed under the Moodle platform, provided by the School Portal,
through the State Department of Education of Pará, for the state school where
the research was conducted.
The questions that guided the study were: a) Does the Chemistry discipline content
in Moodle meets the curriculum of the Political-Pedagogical school project, and
is consistent with the learning objectives and students' training needs? b) How
teachers and coordinators, directly involved in the study, perceive the Moodle
platform, about teaching, learning and assessment? c) How students, including
those from rural areas, perceive the Moodle platform with respect to teaching,
learning and assessment developed in this context?
The study has been dope through a qualitative methodology, framed by an
interpretive paradigm in design of case study. Data collection took the form of
interviews, classroom observations, questionnaires, focus group session and
documental research, analysis having been performed by data triangulation.
The results obtained allow stating that the content of the Chemistry discipline
in. Moodle meets the curriculum of the Political-Pedagogical School project and
is consistent with the learning objectives and students, training needs, exceeding
the initial expectations of teachers and coordinators involved in the study. It
is also possible to conclude that the participants recognize the Moodle platform
as an important resource in education, as it enables the provision of dynamic
materials and new methods to communicate, support and enhance student'
learning. Students also consider the VLE as a very important resource for making
progress in learning more autonomously as it regards the pace of each. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12153 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|