Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12153

Title: Vivências de alunos e professores no uso da plataforma Moodle como complemento às aulas presenciais de química para o 1º ano do ensino médio: um estudo de caso
Authors: Sobreira, Lúcia Helena Rodrigues
Advisors: Borralho, António Manuel Águas
Oliveira, Vítor José Martins de
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação em educação(TIC em educação)
Ensino-aprendizagem da Química
Ensino médio
Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)
Avaliação
Information and communications technology in education (ICT in education)
Teaching-learning process on chemistry
High school
Virtual learning environment (Moodle)
Assessment
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo identificar as vivências de professores e alunos ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sobre "Energia e Transformação Química", oficina desenhada com o objetivo de servir de complementação às atividades presenciais ao ensino de Química no primeiro ano do Ensino Médio. O AVA foi construído sob a plataforma Moodle, disponibilizada pelo Portal Escolar, através da Secretaria de Estado de Educação do Pará, para a escola estadual onde a pesquisa foi conduzida. As questões que orientaram o estudo foram as seguintes: a) Será que o conteúdo da disciplina Química no Moodle cumpre a ementa curricular do Projeto Político-Pedagógico da escola e é coerente com os objetivos de aprendizagem e as necessidades de formação do aluno?; b) Como professores e coordenadores, diretamente envolvidos no estudo percepcionam a plataforma Moodle, sob o ensino, a aprendizagem e a avaliação?; c) Como os alunos, incluindo os da zona rural, percepcionam a plataforma Moodle em relação ao ensino, à aprendizagem e à avaliação desenvolvida neste contexto? Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, a recolha de informação concretizou-se em entrevistas, observações de aulas, questionário, sessão de grupo focal e pesquisa documental, tendo sido a análise da mesma efetuada por meio da triangulação de dados. Os resultados encontrados permitem afirmar que o conteúdo da disciplina Química no Moodle cumpre a ementa curricular do Projeto Político-Pedagógico da escola e é coerente com os objetivos de aprendizagem e as necessidades de formação dos alunos, superando as expectativas iniciais dos professores e coordenadores envolvidos no estudo. Também é possível concluir que os participantes reconhecem a plataforma Moodle como um recurso importante para a educação, já que permite a disponibilização de materiais dinâmicos e novos métodos de comunicar, apoiar e melhorar as aprendizagens dos alunos. Os alunos também percecionam o AVA como um recurso muito importante para se progredir na aprendizagem de forma mais autônoma uma vez que respeita o ritmo de cada um; ### ABSTRACT: - This research aimed to identify the experiences of teachers and students occurred in. the Virtual Learning Environment on "Energy and Chemical Transformation" workshop, designed with the objective of serving as a complement to classroom activities to teaching chemistry in the first year High School. The VLE was constructed under the Moodle platform, provided by the School Portal, through the State Department of Education of Pará, for the state school where the research was conducted. The questions that guided the study were: a) Does the Chemistry discipline content in Moodle meets the curriculum of the Political-Pedagogical school project, and is consistent with the learning objectives and students' training needs? b) How teachers and coordinators, directly involved in the study, perceive the Moodle platform, about teaching, learning and assessment? c) How students, including those from rural areas, perceive the Moodle platform with respect to teaching, learning and assessment developed in this context? The study has been dope through a qualitative methodology, framed by an interpretive paradigm in design of case study. Data collection took the form of interviews, classroom observations, questionnaires, focus group session and documental research, analysis having been performed by data triangulation. The results obtained allow stating that the content of the Chemistry discipline in. Moodle meets the curriculum of the Political-Pedagogical School project and is consistent with the learning objectives and students, training needs, exceeding the initial expectations of teachers and coordinators involved in the study. It is also possible to conclude that the participants recognize the Moodle platform as an important resource in education, as it enables the provision of dynamic materials and new methods to communicate, support and enhance student' learning. Students also consider the VLE as a very important resource for making progress in learning more autonomously as it regards the pace of each.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12153
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lúcia slides defesa dissertação.pdf356.82 kBAdobe PDFView/Open
Lúcia dissertação mestrado.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois