Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12096

Title: Da transição à articulação. Do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico - um estudo com educadores/as e professores/as
Authors: Carmo, Ana Luísa Salgueiro do
Advisors: Melo, Madalena
Keywords: Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
Transição
Articulação
Práticas educativas
Preschool
Primary school
Transition
Articulation
Educational practices
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, acarreta um misto de ansiedade, expectativas e preocupações, exigindo-se às crianças uma mudança do estatuto de criança para o estatuto de aluno o que abarca mais responsabilidade e maior esforço na aprendizagem. Sendo a falta de articulação interciclos um problema recentemente reconhecido torna-se necessário assegurar uma aprendizagem que não decorra de forma fragmentada mas sim, de modo contínuo e evolutivo, procurando dar continuidade e coerência à ação educativa para promover o desenvolvimento harmonioso da criança. Pretendemos então realizar um estudo qualitativo com a realização de entrevistas aos/às diretores/as dos agrupamentos de escola dos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Tavira, com o propósito de perceber de que forma os agrupamentos se organizam para promover uma articulação efetiva entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Bem com um estudo quantitativo, com a aplicação de inquéritos por questionário a 135 docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico dos mesmos agrupamentos de escola, com o intuito de fazer um levantamento das perceções dos docentes sobre as questões da transição entre estes dois ciclos de ensino. Com este estudo verificamos que apesar da existência de vários documentos legislativos que suportam e apoiam a transição interciclos este é um trabalho que ainda não decorre efetivamente nos agrupamentos apesar do manifesto esforço dos/as diretores/as e docentes das várias escolas; ### ABSTRACT: From Transition to Articulation. From Preschool to Primary School -­‐ a study with teachers of preschool and primary school The transition from Preschool to Primary School brings a mixture of anxiety, expectations and concerns, requiring the change from the status of a child to the status of a pupil that embraces more responsibility and more effort to learning. The lack of articulation inter cycles is a recently recognized problem, it is necessary to ensure that learning does not result in a fragmented way but rather a continuous and evolutionary seeking to continuity and coherence to the educational action to promote the harmonious development of the child. We intend to make a qualitative study with interviews to heads of schools of Vila Real de Santo Antonio, Castro Marim and Tavira, in order to understand how the schools are organized to promote an effective articulation between preschool and primary school, as well as a quantitative study, with the application of questionnaire surveys to 135 teachers of preschool and primary school of the same school in order to make a survey of the perceptions of teachers on issues of transition between these two cycles of teaching. This study found that despite the existence of various legal documents that support and assist the intercycles transition this is a work that does not appends effectively in schools despite the obvious efforts of the heads of schools and teachers and of the various schools.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12096
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois