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http://hdl.handle.net/10174/12085
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Title: | Ensino das ciências em laboratórios escolares da rede estadual de ensino de Belém do Pará (Brasil) |
Authors: | Santos, Simeão Leão dos |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Ensino das ciências Aprendizagem das ciências Ciências físico-quimicas e naturais Laboratórios escolares Atividades laboratoriais Science teaching Science learning Natural sciences School laboratories Laboratory activities |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo procurou identificar alguns dos constrangimentos que poderão afetar os
processos de ensino e aprendizagem das ciências (física, química e biologia) nos
laboratórios multidisciplinares das escolas públicas do ensino médio da região metropolitana
de Belém do Pará. Escolheu-se, para o efeito, uma abordagem que, embora de ênfase
quantitativa, contou com um importante contributo qualitativo. Os dados foram recolhidos
através de um inquérito por questionário, no qual participaram 107 professores de ciências
da área de Belém, e de um inventário ao estado físico e instrumental de 10 laboratórios,
tendo o inventário sido efetuado com a colaboração dos professores responsáveis pelos
mesmos. Os principais resultados obtidos mostraram que, embora os professores de
ciências tivessem relevado o grande potencial pedagógico que as atividades laboratoriais
podem ter, fizeram sentir os fortes constrangimentos, de ordem metodológica, infraestrutural
e material, que muitas vezes os impedem de levar à prática esse potencial,
destacando, nomeadamente, as condições precárias de funcionamento de alguns dos
laboratórios e a falta de manutenção e apetrechamento de outros; ### ABSTRACT:
School Science Teaching Labs in State Schools of Belém in Pará (Brazil)
This study sought to identify some of the main constraints that might affect the teaching and
learning of science (physics, chemistry and biology) in multidisciplinary laboratories of public
high schools in the metropolitan region of Belém in Pará (Brasil). For that purpose it was
chosen an approach that, while quantitative in emphasis, had an important qualitative
contribution. Data were collected through a questionnaire survey, which was attended by 107
science teachers working in the area of Belém, and an inventory of the physical and
instrumental state of 10 laboratories beeing it made with the collaboration of the teachers
responsible for the same laboratories. The main results showed that although science
teachers had relieved the great pedagogical potential that laboratory activities may have to
science education, they did face strong constraints, namely at the methodological,
infrastructure and equipment level, which often prevent them from putting into practice this
potential, highlighting in particular the precarious working conditions of some of the
laboratories and the lack of maintenance and equipping of others. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12085 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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