Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11917

Title: O consumo de álcool pelos jovens dos ensinos básico (9º ano) e secundário no distrito de Beja: contributos para a definição de um programa de prevenção, em educação para a saúde
Authors: Tavares, Teresa Margarida Lebrinha de Sousa
Advisors: Bonito, Jorge Manuel Rodrigues
Oliveira, Maria Manuela
Keywords: Álcool
Hábitos
Consumo
Adolescentes
Educação para a saúde
Alcohol
Habits
Consumption
Teens
Education for health
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O álcool é, atualmente, a substância psicoativa mais consumida no mundo, registando-se um grande aumento do consumo pelos jovens. Partindo desta realidade, este estudo pretendeu caraterizar o fenómeno dos consumos, procurando capacitar os adolescentes para as escolhas acertadas. Foi desenvolvido um estudo aprofundado dos hábitos de consumo dos adolescentes, dos seus comportamentos e das suas atitudes, bem como das suas representações acerca dos efeitos do consumo do álcool, tendo em conta os diferentes contextos sociais, dos alunos do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário do distrito de Beja. Foi aplicado um inquérito por questionário, construído de origem, a 501 alunos, juntamente com o Alcohol Use Disorder Identification Test, entre maio e junho de 2011. A informação foi tratada com recurso do IBM SPSS Statistics 21.0, com diversos testes estatísticos, entre os quais a análise de medidas de tendência central e de dispersão, testes de correlação do Qui-quadrado, V de Cramer e de Kendall, Análise Fatorial e Regressão Linear. Com base nos resultados encontrados, foi elaborado e implementado um programa de intervenção preventiva do consumo de álcool em meio escolar. Os principais resultados apontam para a maioria dos alunos já ter consumido álcool, tratando-se da substância psicoativa mais consumida. Os alunos tendem a consumir bebidas alcoólicas cada vez mais precocemente, iniciando-se entre os 13 e os 15 anos de idade. Os consumos fazem-se com os amigos, em contextos festivos, aos fins de semana e preferencialmente à noite, para obter alegria e diversão, tendo a maior parte consumido a última bebida na última semana (maior parte rapazes) ou entre a última semana e um mês (maior parte raparigas), anterior à aplicação do questionário, o que corresponde a um consumo atual. Os rapazes consomem essencialmente cerveja, preferindo as raparigas bebidas destiladas/espirituosas. Apesar da maioria dos alunos ter referido que nunca se embriagou nem praticou o binge drinking, essas tendências diminuem com a idade e com o ano de escolaridade, predominando nos rapazes. Os alunos que já se embriagaram fazendo-o menos de 12 vezes por ano, procuram alegria, desinibição, euforia e excitação. A maioria não consome outras substâncias quando está embriagada, mas esta percentagem diminui com o aumento da idade, e quando o fazem consomem preferencialmente tabaco e cannabis. Apesar da maior parte dos alunos das diferentes faixas etárias apresentar consumos e baixo risco, os consumos abusivos aumentam com a idade e 1,7% revelam consumos preocupantes de dependência do álcool. A maioria dos adolescentes considera que o consumo de álcool não facilita a integração no grupo de amigos, todavia defende que o mesmo consumo ajuda-os a serem aceites pelo grupo de amigos e, consequentemente a sentirem-se mais integrados e identificados com os pares. Na globalidade, a avaliação do programa de prevenção de consumo de álcool foi bastante satisfatória, tendo a maioria dos alunos sido envolvida nas sessões e no desenvolvimento dos trabalhos. Devido à limitação temporal para o desenvolvimento do programa de prevenção, este não foi suficiente para mudar os hábitos de consumo dos adolescentes. Parece ter sido eficaz no âmbito da informação e do esclarecimento sobre os efeitos do álcool, bem como na clarificação de factos e mitos associados ao consumo de bebidas alcoólicas. A intervenção foi manifestamente insuficiente para trabalhar as competências dos alunos para resistir ao consumo de bebidas alcoólicas, bem como a sua capacidade de resistir à pressão dos pares; ### ABSTRACT: ALCOHOL CONSUMPTION BY YOUNG PEOPLE FROM ELEMENTARY (9th GRADE) AND HIGH SCHOOLS IN THE DISTRICT OF BEJA: CONTRIBUTIONS FOR THE DEFINITION OF A PREVENTION PROGRAM IN EDUCATION FOR HEALTH Alcohol is currently the most used psychoactive substance in the world, and it is increasingly being consumed by young people. Bearing this reality in mind, this study aimed at characterizing the consumption phenomenon, and helping teens to make the right decisions. A thorough research work has been done on teenagers’ drinking habits, their behaviours and attitudes, as well as on the way they described the effects of being under the influence of alcohol, taking into account the different social backgrounds of 9th grade and secondary school students from the district of Beja. Between May and June 2011, a survey created from scratch was delivered to 501 students, together with the Alcohol Use Disorder Identification Test. The data were analysed with the help of the IBM SPSS Statistics 21.0, with different statistical tests, among which are the analysis of the measures of the central trend and of dispersion, the correlation Chi-squared, Cramer and Kendall V correlation tests, Factorial Analysis and Linear Regression. Based on the results, a programme was designed and implemented to prevent alcohol consumption in a school environment. The main results show that most students have already consumed alcohol, which was the psychoactive substance they had used the most. Students tend to start drinking earlier and earlier, when they are aged 13 to 15 years old. They do it with friends, in parties, during the weekends, mainly at night, in order to feel good and to have fun. Most of them had drunk their last drink over the past week (mostly boys) or sometime between the past week or one month (mostly girls), prior to delivering the survey, which corresponds to the present consumption. Boys drink mostly beer whereas girls prefer liquors or spirits. Even though most students mentioned that they have never got drunk or practiced binge drinking, these trends decrease with one’s age and level of study, prevailing in boys. Students who have already got drunk, having done so less than 12 times a year, seek to have fun, disinhibition, euphoria and excitement. Most people don’t use other substances when they are drunk, but this percentage decreases as people get older and, when they do, they use mostly tobacco and cannabis. Even though most students from different age groups present low risk consumptions, the abusive consumptions increase with age and 1.7% reveal concerning consumptions of alcohol dependency. Most teenagers think alcohol consumption doesn’t make the integration into a group of friends easier, but they argue that this consumption helps them being accepted by the group of friends and, therefore, to feel more integrated and identified with their peers. As a whole, the assessment of the program to prevent alcohol consumption was quite satisfactory and most students got involved in the sessions and in the development of the works. Since the development of the prevention program was quite limited in time, this was not enough to change the consumption habits of teenagers. It seems to have been effective in the scope of information and elucidation on the side effects of alcohol, as well as in the clarification of facts and myths associated to the consumption of alcoholic drinks. The intervention was clearly insufficient to work students’ skills to fight the consumption of alcoholic drinks, as well as their ability to overcome peer pressure.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11917
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Corpo tese_final.pdf14.57 MBAdobe PDFView/Open
Anexos_final_1.pdf6.76 MBAdobe PDFView/Open
ANEXO XX - Compilação trabalhos.pdf4.91 MBAdobe PDFView/Open
ANEXO XVIII - vídeo.wmv80.46 MBaudio/basicView/Open
ANEXO XIX a) Diz não . versão P.Abrunhosa.wma1.92 MBaudio/basicView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois