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http://hdl.handle.net/10174/11852
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Title: | Intervenção terapêutica em pessoa com sintomatologia depressiva |
Authors: | Leão, Helder Francisco Nunes Paredes |
Advisors: | Magalhães, Maria Dulce Cabral de |
Keywords: | Enfermagem Avaliação diagnóstica Intervenção Relação de ajuda Sintomatologia depressiva Transição Nursing Diagnostic evaluation Intervention Help relationship Depressive symptoms Transition |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Problemática: A vivência de uma depressão provoca comprometimento social, risco de morte aumentado, recurso frequente aos serviços de saúde. Este facto sugere competências para ajudar esta população.
Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento de competências na área de enfermagem de saúde mental e psiquiatria, ao nível da avaliação diagnóstica e de intervenção.
Metodologia: reunir população com características da problemática e sob supervisão clínica e uma prática reflexiva realizar avaliações diagnósticas e intervenções consequentes à avaliação desenvolvida a partir de indicadores sustentados na literatura de referência.
Resultados: As competências desenvolvidas facilitaram mudanças de comportamento na população-alvo ao nível da autoestima, sono, desempenho de papéis, ideação suicida, percepção de si, pensamento e nível de consciência.
Conclusões: A mobilização de conhecimentos, o conhecimento próximo do utente com uma recolha sistemática de informação, as atitudes de ajuda, habilidades adequadas, uma prática reflexiva e uma supervisão atenta podem ser os motores de uma prática clínica efetiva; ### ABSTRAT:
Problem: The experiencing of a depression causes social impairment, risk of death increased, frequent use of health services. This suggests skills to help this population.
Objective: To describe the process of development of skills in the area of mental health and psychiatric nursing, at the level of diagnostic evaluation and intervention.
Methodology: Gather a population with characteristics of the problem and under clinical supervision and a reflective practice develop diagnostic evaluations and interventions consequent with the evaluation developed from indicators supported by the reference literature.
Results: The skills developed facilitated behavioral changes in the target population in terms of self-esteem, sleep, role playing, suicidal ideation, self-perception, thought and level of consciousness.
Conclusions: The mobilization of knowledge, the close knowledge of the patient with a systematic gathering of information, the help attitudes, right skills, a reflective practice and an attentive supervision can be lead an effective clinical practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11852 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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