Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11815

Title: A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
Authors: Souza, Maria de Nazaré Rocha
Advisors: Balça, Ângela Coelho de Paiva
Keywords: Crônica
Jornalismo
Currículo
Ensino
Texto
Chronicles
Journalism
Curriculum
Teaching
Text
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente Estudo de Caso buscou compreender o uso do gênero crônica jornalística entre alunos jovens e adultos numa escola estadual de ensino fundamental e médio num bairro periférico da cidade de Belém. Desenvolvendo uma intervenção envolvendo o currículo vivenciado na escola sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo contou com a participação de trinta e dois alunos do quarto ciclo, distribuídos em duas turmas, ambas com dezesseis investigados. No enfoque metodológico abordaram-se contributos de natureza quantitativa e qualitativa, por meio da observação, do questionário, entrevista e análise de conteúdos. Os resultados apontam que os alunos da turma A, cujo estudo teve aprofundamento teórico com a crônica jornalística, revelam desempenho positivo nos textos produzidos. Os alunos da turma B, que receberam aulas com conteúdos gramaticais, limitando-se a um breve comentário sobre os gêneros discursivos, entre eles a crônica jornalística, demonstram dificuldade para produzir textos jornalísticos; ### ABSTRACT: The present case study aimed at understanding the use of chronic journalistic genre among students young and adults in a state school for elementary and high school in a district on the outskirts of Belem, developing an intervention involving experience in school curriculum from perspective of national curriculum (PNC) guidelines. The study was attended by thirty-two students in fourth cycle, divided into two classes, both with investigates. The focus methodological addressed to contributions of nature quantitative and qualitative through observation, questionnaire, interview and analysis of contents. The results indicate that students class A, which further theorical study with chronic journalistic, show positive performance in texts produced. Students of class B, who received lessons with grammatical contents, merely a brief description of genres, including the journalistic chronicles sowed difficulty to produce texts journalistic.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11815
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
UNIVERSIDADE DE ÉVORA-TRABALHO FINAL.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
UNIVERSIDADE DE ÉVORA-TRABALHO FINAL.doc4.29 MBMicrosoft WordView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois