Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11808
|
Title: | Relatório final de prática de ensino supervisionada: a importância da filosofia para o exercício da cidadania |
Authors: | Neves, Magda Patrícia Pirralho |
Advisors: | Duarte, Irene Borges Agostinho, Maria Isabel |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosófica - didáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia- V Desafios e Horizontes da Filosofia, Opção B. A Filosofia e o Sentido. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre quatro grandes temáticas filosóficas: a cidadania, o sentido da vida, a esperança e a liberdade. Como cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme, não existindo possibilidade de efectuarmos um estudo aprofundado porque tivemos de efectuar uma adaptação dos conteúdos ao nível do ensino a que se dirigem, nomeadamente do ensino secundário. Apresenta-se também, uma reflexão sobre as temáticas pedagógicas importantes na formação do docente, a qual incide sobretudo no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica.
Destas leituras, procurei retirar ideias e conceitos chave para a compreensão do significado do que é ser professor de filosofia; ### ABSTRACT:
The Importance of Philosophy in the exercise of citizenship
Abstract:
In this report it can be found a philosophical- didactic approach proposal about the curricular unit of the Program of Philosophy - V Challenges and Philosophy Prospects, option B. The Philosophy and the sense. The given and reported lessons in the present document, as well as their foundations, focused on four big philosophic themes: the citizenship, the life‟s meaning, the hope and the freedom. As each one of these themes has huge amplitude and as there wasn‟t a possibility to perform a deep study, we had to do an adaptation of contents to the level of education of the students, particularly in secondary education. Is still presented a reflection about important pedagogical topics in the formation of the teachers that focus in particularly on the study of some philosophers which dedicates to pedagogy and didactic.
From these readings, i tried to find ideas and key concepts to the understanding of the meaning about what is to be a philosophy teacher. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11808 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|