Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11807
|
Title: | Perspectivas do professor e alunos sobre avaliação formativa e aprendizagem em matemática: um estudo de caso com uma turma do 8º ano de escolaridade do processo de experimentação do programa de matemática do ensino básico |
Authors: | Delgadinho, Sofia Teresa Ribeiro |
Advisors: | Borralho, António Manuel Águas |
Keywords: | Avaliação formativa Avaliação das aprendizagens Aprendizagem Práticas de ensino Perspectivas de avaliação Assessment Learning assessment Learning Learning practice Assessment practice Assessment perspectives |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A avaliação desempenha um papel fundamental enquanto parte integrante do
processo de ensino e aprendizagem, em que alunos e professores são os principais
intervenientes. Neste sentido, esta investigação teve como problema as perspectivas de
avaliação formativa do ponto de vista do professor e alunos nas aprendizagens em
Matemática e procura dar resposta às seguintes questões: (i) quais as perspectivas dos
alunos sobre a avaliação das aprendizagens matemáticas, antes e após uma experiência
de uma prática avaliativa de natureza formativa? e (ii) quais as perspectivas do
professor sobre a avaliação das aprendizagens matemáticas, antes e após uma
experiência de uma prática avaliativa de natureza formativa?
A investigação foi realizada numa turma piloto do 8º ano do Ensino Básico e segue
uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa, tratando-se de um estudo de
caso qualitativo e analítico.
A informação foi recolhida através da observação directa de aulas, entrevistas,
questionários e análise documental. A investigadora assumiu o papel de observadora.
Os resultados mostraram que as perspectivas de avaliação são mais inovadoras que
as próprias práticas e além disso influenciam o modo como os alunos encaram a
avaliação. Quando são utilizados instrumentos de avaliação com um carácter formativo,
os alunos afirmam melhorar as suas aprendizagens; ### Abstract:
Assessment plays a key role as part of the teaching and learning process, in which
students and teachers are the main participants. Therefore, the purpose of this research
was to point out the perspectives of formative assessment from the teacher and students’
points of view in learning Mathematics and tried to answer the following questions: (i)
What are the students’ perspectives on mathematics learning assessment, before and
after an experience of an evaluation practice of assessment nature? and (ii) what are the
teacher’s perspectives on mathematics learning assessment, before and after an
experience of an evaluation practice of assessment nature?
The research was conducted in an 8th grade pilot class (a trial class of the new
Mathematics Syllabus) and it followed an interpretive and qualitative research
approach, being a qualitative and analytical case study.
Data was gathered through direct observation of classes, interviews, questionnaires
and documentary analysis. The researcher assumed the role of an observer.
The results showed that the assessment perspectives are more innovative than the
practices themselves; moreover they influence the way students face assessment. When
assessment tools with a formative character are used, students claim that their learning
improves. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11807 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|