Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11739

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada em ensino de biologia e geologia, no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Authors: Correia, Mário João Lage
Advisors: Fialho, Isabel
Keywords: Prática de ensino supervisionada
Ensino de biologia e geologia
Supervised teaching practice
Teaching of biology and geology
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) compreende as diversas etapas percorridas durante o Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, na Escola Secundária Severim de Faria no ano letivo de 2011/2012. Numa primeira instância, elaborou-se o enquadramento geral que perspetivou o contexto social e escolar, com destaque para a caraterização da Escola Secundária Severim de Faria. O enquadramento teórico assume-se como uma ligação entre os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado e os objetivos que nos propusemos alcançar no âmbito da PES. É nesta secção que se salientam modelos de ensino que não se limitem a transmitir informação concetual, mas que, e sobretudo, se preocupem com o desenvolvimento do conhecimento processual do aluno. Por fim, na secção Apêndices, apresentam-se os documentos que evidenciam as atividades desenvolvidas durante a PES; ### Abstract: The report here presented about the Supervised Teaching Practice (STP) comprises the different steps taken during the Master in Teaching of Biology and Geology in the 2nd cycle of the Basic Education and Secondary Education, in the Secondary School Severim de Faria, in the school year 2011/2012. In a first stage it was drawn up the general framework that viewed the social and academic context, with emphasis on the characterization of the High School Severim de Faria. The theoretical framework is assumed as a link between the knowledge acquired during the Master and the goals that we set out to achieve within the STP. It is in this section that is given emphasis to the teaching models that do not merely transmit conceptual information but that especially worry with the development of the processual knowledge of the student. Finally, in the attachment section are the documents that show the activities undertaken during the STP.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11739
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2.APENDICES_MÁRIO_CORREIA_PES_BIO_GEO_2012.pdf19.07 MBAdobe PDFView/Open
1.RELATORIO_MÁRIO_CORREIA_PES_BIO_GEO_2012.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois