Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11737
|
Title: | A forma no contexto de uma linguagem composicional por princípio gerador único: a relação da estrutura formal com os outros parâmetros da música |
Authors: | Beck, Gilson Jappe |
Advisors: | Bochmann, Christopher Consitt |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho consiste numa pesquisa e reflexão sobre composição musical,
através da experimentação pessoal, com o objetivo de desenvolver uma técnica
baseada num princípio gerador único. Foram compostas três peças para testar
e polir a aplicabilidade da proposta, enquanto objeto de análise e reflexão sobre
o processo composicional, sublinhando a organização estrutural.
A proposta de composição musical por princípio gerador único parte da definição
dada por Schoenberg, em Fundamentos da Composição Musical, de que o
motivo básico inclui os elementos subsequentes e neles está incluído. O princípio
gerador único é formado por três elementos: o material gerador (ideia musical)
que será convertido em material abstrato através de um agente sistematizador
(gráfico de proliferação). Os três estão amarrados como o nó borromeano, uma
nodulação que interliga os seus laços de maneira que, se um se separar, todos
os outros se desprendem; Abastract: This work consists in a research and reflection about musical composition using
personal experimentation to develop a technique based in an unique generating
principle. Three musical pieces were composed to test and develop this principle
utility. They was object of analysis and reflection about the compositional
process underlining the structural organization.
The musical composition formed by an unique generating principle has its
origin in Schoenberg’s definition, exposed in Fundaments of Musical Composition,
that the basic motive includes, and, at the same time, is included in
every subsequent musical figure. The unique generator principle is formed by
three elements: the generator material (musical idea) is converted in abstract
material by a codifying agent (proliferation graphic). These elements are linked
like the borromean rings, a special knot containing three rings that results in an
unlinked structure when any of them is removed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11737 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|