Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11599

Title: Despertar para o pensar: o conto como suporte textual em filosofia para crianças
Authors: Murta, Maria Jacinta Vida-Alegre e
Advisors: Santos, Maria Teresa Salvador Gonçalves
Duarte, Irene Borges
Keywords: Filosofia para crianças
Novela filosófica
Conto de fadas
Exercício racional
Actividade ética
Philosophy for children
Philosophycal novel
Fairy tale
Rational exercise
Ethical activity
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Despertar para o pensar, O conto como suporte textual em Filosofia para Crianças propõe um estudo em que se estabelece que o desenvolvimento do pensar da criança se pode dar a partir do seu contacto com textos específicos. O estudo que fizemos desenvolveu-se partir de uma análise de textos tendo como referências uma selecção feita sobre a colectânea de “estórias” dos irmãos Grimm e as novelas filosóficas de Matthew Lipman. Partindo do pressuposto que os contos de fadas podem ser mais de que um entretém lúdico, é na obra de Bruno Bettelheim que se revelam as possibilidades destes que até então teriam sido ignoradas. A partir da sua análise, e encontrando a novela filosófica desenvolvida por Matthew Lipman, propusemo-nos analisar o conto de fadas tanto como possibilidade filosófica para a criança, como patamar para um pensar melhor e por si mesma. Fazendo uma análise das partes constituintes do conto de fadas e respectiva importância para a criança encontramos neste elementos que motivam o desenvolvimento do seu pensar. Partes que denominámos O princípio, o meio e o fim, O mundo do faz-de-conta, E todos viveram felizes para sempre e O recurso nos contos de fadas à metáfora, ao simbólico e ao non-sense revelaram-se possibilidades que subtraem a criança a um pensamento que poderia ser restrito para lhe possibilitar uma abstracção que se revela construtiva. Uma outra parte do trabalho incidirá especialmente sobre a obra de Matthew Lipman, mais precisamente sobre a novela filosófica que estrutura o projecto Filosofia para Crianças, e respectiva comparação com o conto de fadas. Colocando-se a questão: Será que os contos de fadas contêm em si, tal como as novelas filosóficas de Matthew Lipman, os elementos que estimulam a criança para o pensar? Tendo como referência teórica principalmente Bruno Bettelheim e Matthew Lipman, entre outros, é a partir das suas obras que desenvolvemos o nosso estudo para determinar a importância do conto de fadas, ou da novela filosófica, como estímulo para o pensar, e consequentemente para o desenvolvimento integral da criança; ### Abstract: Awake to the think, The tale as textual support in Philosophy for Children proposes a study which establishes that the development of the thought in the child can be given from his contact with specific texts. The study that we have developed become from an analysis of texts and having as references a selection made on the collection of "stories" of the Brothers Grimm and Matthew Lipman's philosophical novels. Based on the assumption that fairy tales may be more than an entertaining is the work of Bruno Bettelheim which revealed the possibilities of those stories that until then had been ignored. From his analysis, and finding the philosophical novel developed by Matthew Lipman, we propose to analyze the fairy tale as philosophical possibility for the child, as a base for a better thinking and for himself. By making an analysis of the constituent parts of fairy tale and their importance for the child we find in it elements that motivate the development of their thinking. Parties that we have denominated The principle, The middle and the end, The world of make-believe, And all lived happily ever after and The recourse in fairy tales to the metaphor, the symbolic and non-sense reveled to be possibilities which subtract the child of a thought that could be restricted to provide an abstraction that reveals itself as constructive. Another part of the work will focus particularly the work of Matthew Lipman, more precisely the philosophical novel which structures the project Philosophy for Children, and their comparison with fairy tale. By placing the question: Is that fairy tales contain in itself, like Matthew Lipman’s philosophical novels, the elements that encourage the child to think? Having as theoretical reference mainly Bruno Bettelheim and Matthew Lipman, among others, is from their works that we have developed our study to determine the importance of the fairy tale, or the philosophical novel, as a stimulus for the think, and therefore for the integral development of child.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11599
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Despertar_para_o_Pensar.pdf15.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois