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http://hdl.handle.net/10174/11524
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Title: | Perspectivas e entraves dos professores que trabalham com os três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos no Brasil: o caso das Escola Públicas do Município de Macapá |
Authors: | Mendes, Joelma de Souza Costa |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Professores Coordenadores pedagógicos Currículo Ensino fundamental de nove anos Prática pedagógica Formação continuada Escolas públicas Macapá Teachers Teacher trainers Curriculum Elementary school for nine years Teaching practice Continuing education Public schools Macapá |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo teve como grande finalidade identificar os entraves e as perspectivas dos professores e dos coordenadores pedagógicos que no ano letivo de 2010 trabalhavam com os três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos em Escolas Públicas do Município de Macapá, Estado do Amapá, Brasil.
O estudo contou, em concreto, com a participação de 115 professores e 34 coordenadores pedagógicos, abrangendo 35 escolas integrantes da Secretaria Municipal de Educação do Município de Macapá, do 1º, 2º e 3º anos de cada escola pesquisada. Os dados que tornaram possível o presente estudo foram recolhidos através de um inquérito por questionário.
A análise dos resultados obtidos permitiu inferir que tanto os professores quanto os coordenadores pedagógicos que atuam no sistema de nove anos, em particular nos três primeiros anos de escolaridade, requereriam um conhecimento mais amplo sobre a nova proposta e deveriam beneficiar de formação continuada mais ampla e frequente e mais específica que possam nortear as diretrizes ao atendimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Concluiu-se que o sistema educacional do município deverá estabelecer um compromisso mais acentuado com a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos, contribuindo, assim, para atender melhor o aluno, nomeadamente a criança dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, na sua aprendizagem; ### ABSTRACT:
PROSPECTS AND BARRIERS OF TEACHERS WHO WORK WITH THE FIRST THREE YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL OF NINE YEARS IN BRAZIL:
the case of public schools in the city of Macapá
This study was intended to identify major obstacles and perspectives of teachers and teacher trainers that in academic year 2010 worked with the first three years of basic education of nine years in public schools in the city of Macapá, Amapá State, Brazil The study was, in particular, with the participation of 115 teachers and 35 pedagogical coordinators covering 35 schools members of the Municipal Education Secretariat of the city of Macapá, the 1st, 2nd and 3rd year of each school studied. The data that made possible the present study were collected through a questionnaire survey. The analysis of the results allowed to infer that both the teachers and coordinators who work in educational system of nine years, particularly in the first three years of schooling, require a broader knowledge about the new proposal and should receive ongoing training and broader frequent and more specific guidelines that can guide the care of children in their physical, psychological, intellectual and social. It was concluded that the educational system of the municipality must have a commitment to ongoing training of teachers and teacher trainers thus contributing to better serve in their teaching the student. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11524 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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