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http://hdl.handle.net/10174/11511
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Title: | A influência da liderança na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional para o desempenho profissional em contexto escolar |
Authors: | Isaías, Emília Cristina Mamede |
Advisors: | Pissarra, João |
Keywords: | Tipos de liderança Satisfação com o trabalho Comportamentos de cidadania organizacional Types of leadership Job satisfaction Organizational citizenship behavior |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho pretende destacar a importância da influência da liderança
na satisfação e comportamentos de cidadania organizacional no desempenho
profissional. Na tentativa de desvendar algumas especificidades relacionadas com este
tema pretendemos com este estudo esclarecer os efeitos das percepções de diferentes
estilos de liderança no compromisso dos profissionais (docentes e não docentes) e nas
diferentes dimensões da satisfação face à sua actividade profissional. Definiram-se
como principais objectivos do estudo: i) Compreender as práticas de liderança do gestor
pedagógico, ii) Analisar até que ponto o estilo de liderança utilizado influencia o
empenho e a satisfação dos docentes e não docentes, iii) Analisar e identificar as
diferentes percepções dos docentes e não docentes sobre a liderança efectuada no seu
contexto escolar, iv) Relacionar os diferentes factores influenciadores no desempenho
profissional dos docentes e não docentes.
O quadro teórico de referência aborda os conceitos de liderança, fazendo um
breve historial acerca das teorias e estilos de liderança, evidenciando os estilos de
liderança transformacional, transaccional e laissez-faire, abordando ainda a satisfação
com o trabalho e os comportamentos de cidadania organizacional.
No quadro metodológico participam os actores integrantes de três escolas do
ensino secundário c/ 3º ciclo, sendo que para tal utilizamos a técnica de amostragem de
conveniência não probabilística. Foi construído um modelo de investigação, que
envolveu as componentes teóricas do quadro de referência, permitindo-nos, assim,
identificar o estilo de liderança predominante face à satisfação e comportamentos de
cidadania organizacional verificados no seu desempenho profissional.
Os resultados do estudo evidenciaram que a liderança transformacional influencia
de forma significativa a satisfação profissional, verificando-se menor influência nos
comportamentos de cidadania organizacional; ### The influence of Leadership on satisfaction of organizational citizenship
behaviour and professional development in school context.
Abstract:
This work is part of a qualitative research aiming to highlight the importance of
the leadership influence on satisfaction and organizational citizenship behavior in
professional performance. In an attempt to reveal, with this study, some specificity
related to this issue, we intend to clarify the effects of the perception of different
leadership styles on performance of professionals (teachers and staff) as well as the
different dimensions of their own satisfaction with work.
As key objectives of the study were defined: i) Understand the leadership
practices of the educational manager, ii) analyze how the used leadership style
influences the commitment and satisfaction of faculty and staff, iii) Analyze and
identify the different perceptions teachers and staff had on their school context, iv)
Relate the different factors influencing the professional performance of teachers and
staff.
The theoretical framework deals with the concepts of leadership with a brief
history about the theories and leadership styles, highlighting the transformational
leadership styles, transactional and laissez-faire, still taking into account job satisfaction
and organizational citizenship behaviors.
In the methodological framework take part different perceptions of the members
of three secondary schools plus 3rd cycle, using the sampling of the technique of nonprobability.
A model of research was built involving the components of the theoretical
framework, allowing us to identify the predominant leadership style facing satisfaction
and organizational citizenship behaviors in their professional performance.
The results of the present study showed that transformational
leadership significantly influences job satisfaction, while a smaller influence was
noticed on organizational citizenship behavior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11511 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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