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http://hdl.handle.net/10174/11479
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Title: | Avaliação externa e autoavaliação: que contributos para a implementação do programa de educação 2015? |
Authors: | Martins, Maria Goreti Sebastião |
Advisors: | Fialho, Isabel José Botas Bruno |
Keywords: | Avaliação externa Autoavaliação Autonomia e programa educação 2015 External evaluation Self-evaluation Autonomy 2015 program of education |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Avaliação externa e autoavaliação – que contributos para a implementação do Programa de Educação 2015?
O presente trabalho propõe-se apresentar uma investigação mista, qualitativa e quantitativa, que procurou saber de que forma a avaliação externa e a autoavaliação contribuem para a implementação do Programa de Educação 2015.
Esta investigação baseou-se na realização de entrevistas exploratórias aos elementos da direção de um Agrupamento de Escolas, do sul do país, seguidas da aplicação de um inquérito por questionário a docentes da Educação Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, bem como pela análise dos documentos estruturantes do Agrupamento, nomeadamente, o projeto educativo, os relatórios das avaliações externas, relatórios de autoavaliação, planos de melhoria e contratos de autonomia.
Podemos concluir que a celebração de contratos de desenvolvimento e autonomia, que tiveram como requisitos devidamente legislados a autoavaliação e avaliações externas, permitiram a concretização de um conjunto de medidas que muito contribuíram para a implementação do Programa de Educação 2015; ### Abstract:
External evaluation and self-evaluation - which contributions to the implementation of the Program of Education 2015?
The aim of this work is to present a mixed research, qualitative and quantitative, which intends to understand the contribution of the external evaluation and self-assessment to the implementation of the Program of Education 2015.
This research was based on conducting exploratory interviews to the elements of the direction of a Group of Schools, the south, followed by the application of a questionnaire to teachers of Pre-school Education, 1.º, 2.º and 3.º cycles of basic education, as well as the analysis of structural stural grouping documents, namely, the educational project, the reports of extemal assessments, self-evaluation, improvement plans and autonomy contracts.
We conclude that the award of development contracts and autonomy, which had duly legislated requirements as self-assessment and external evaluations, allowed the realization of a set of measures which greatly contributed to the implementation of the Programme of Education 2015. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11479 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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