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http://hdl.handle.net/10174/11278
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Title: | A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa |
Authors: | Borralho, António Fialho, Isabel Cid, Marília |
Editors: | Costa, António Pedro Reis, Luís Paulo Souza, Francislê Neri de Luengo, Ricardo |
Keywords: | matriz de investigação triangulação análise de dados qualitativos |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Ludomedia |
Citation: | Borralho, A.; Fialho, I. & Cid, M. (2014). A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigação qualitativa. In A. P. Costa, L. P. Reis, F. N. Souza & R. Luengo (Eds). Libro de Actas de "3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa", Vol. 3: Artículos de Ciencias Sociales (pp.51-56). Badajoz: Ludomedia. [ISBN: 978-972-8914-48-6] |
Abstract: | This paper presents the results of an investigation
(funded by Foundation for Science and Technology: PTDC/CPECED/
114318/2009) whose main objective was to describe, analyze
and interpret teaching and assessment practices developed by
teachers in different courses of Portuguese and Brazilian
universities, in order to understand the relationship between such
practices, student learning and their academic success. A Matrix
of research with the objects of analysis was defined – from which
were structured the instruments for data collection and carried
out the data analysis – in order to develop evaluative partial
synthesis to give an overall evaluative synthesis. This procedure
allows greater consistency between the problem and the research
questions, the respective levels of analysis and the interpretation
of data and consequently the conclusions. This internal
consistency contributes significantly to the validity of research
providing a criterion of excellence for research quality.
Resumo — O artigo que aqui se apresenta resultou de uma
investigação (financiada pela Fundação para Ciência e
Tecnologia: PTDC/CPE-CED/114318/2009) cujo objetivo
principal foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e
de avaliação desenvolvidas por professores em diferentes cursos
de universidades portuguesas e brasileiras, com o intuito de
compreender as relações entre tais práticas, as aprendizagens dos
alunos e o seu sucesso académico. Foi definida uma matriz de
investigação com os objetos e dimensões de análise, a partir da
qual se estruturaram os instrumentos de recolha de dados e se
levou a cabo a análise desses dados procurando elaborar sínteses
avaliativas parciais para dar origem a uma síntese avaliativa
global. Este procedimento permite uma maior coerência entre o
problema e as questões de investigação, os respetivos níveis de
análise e interpretação dos dados e, consequentemente, as
conclusões. Esta coerência interna em muito contribui para a
validade da investigação, constituindo um critério de excelência
para a qualidade da investigação produzida. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11278 |
ISBN: | 978-972-8914-48-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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