|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11277
|
Title: | Da palavra à construção de conhecimento. Meta-avaliação de um Guião de Entrevista semi-estruturada |
Authors: | Silvestre, Maria José Fialho, Isabel Saragoça, José |
Editors: | Costa, António Pedro Reis, Luís Paulo Souza, Francislê Neri de Luengo, Ricardo |
Keywords: | meta-avaliação meta-análise entrevista semiestruturada análise de conteúdo análise do discurso |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Ludomedia |
Citation: | 24. Silvestre, M. J.; Fialho, I. & Saragoça, J. (2014). Da palavra à construção de conhecimento. Meta-avaliação de um Guião de Entrevista semi-estruturada. In A. P. Costa, L. P. Reis, F. N. Souza & R. Luengo (Eds). Libro de Actas de "3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa", Vol. 3: Artículos de Ciencias Sociales (pp.321-330). Badajoz: Ludomedia. [ISBN: 978-972-8914-48-6] |
Abstract: | The study is based on the intention to contribute to the
expansion of scientific knowledge in the area of qualitative
methodologies, particularly in terms of meta-analysis, proposing
a reflective look and meta-evaluation on the interview guide, the
content analysis and analysis of discourse (that the interview
increases) and is part of the research project "Impact and Effects
of External Evaluation in Schools of not Higher Education».
We start from the question: 'What are the desired / desirable
procedures for the use of the technique of data collection
"Interview Survey" in scientific research?', having as main
objective the production and presentation of a meta-evaluation
method in the form of 'checklist' or evaluative checklist, designed
to be used as a support tool in the construction and validation of
interview guides. Thus, we present an evaluation checklist that
includes fourteen indicators to allow the assignment of more or
less quality to the interview guide for analysis.
The main findings show that the validation of an interview guide
is an act of allocating of 'quality' in this investigative tool. A
meta-review of a scripted semi-structured interview may
demonstrate its extreme relevance and validity, since the more or
less successfully result of the investigative task will depend on the
validation of the interview guide.
O estudo funda-se na intencionalidade de contribuir
para o alargamento do conhecimento científico na área das
metodologias qualitativas, nomeadamente ao nível da meta-
-análise, propondo um olhar reflexivo e meta-avaliativo sobre o
guião de entrevista, a análise de conteúdo e análise do discurso
(que o inquérito por entrevista potencia) e insere-se no âmbito do
projeto de investigação «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa
nas Escolas do Ensino não Superior» – AEEENS.
Partimos da questão: «Quais são os procedimentos desejados /
desejáveis para a utilização da técnica de recolha de dados
“inquérito por entrevista” numa investigação científica?», tendo
como objetivo primordial a produção e a apresentação de um
instrumento meta-avaliativo, sob a forma de ‘lista de verificação’
ou checklist avaliativa, destinado a ser usado como ferramenta de
apoio na construção e na validação de guiões de entrevista.
Assim, apresenta-se uma checklist avaliativa que integra catorze
indicadores capazes de permitirem a atribuição de mais ou
menos qualidade ao guião em apreço.
As principais conclusões evidenciam que a validação de um guião
de entrevista consiste num ato de atribuição de ‘qualidade’ a esse
instrumento investigativo. A meta-avaliação de um guião de
entrevista semiestruturada pode revelar-se de extrema
pertinência e validade, uma vez que da sua validação dependerá,
em última instância, o resultado mais ou menos conseguido da
tarefa investigativa.
O estudo revelou ainda a necessidade de os investigadores
envolvidos no processo perfilharem o mesmo ponto de vista, uma
vez que, tratando-se de uma análise de dados qualitativa, a
análise de conteúdo dever estar em permanente revisão,
processando-se de forma cíclica e circular, necessitando do olhar
e da atenção do investigador para dos dados extrair significados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11277 |
ISBN: | 978-972-8914-48-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|