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http://hdl.handle.net/10174/11196
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Title: | Olhar a diferença: perspetivas sobre a educação inclusiva de crianças com perturbação do espectro do autismo |
Authors: | Carujo, Alexandra Isabel Caçador |
Advisors: | Santos, Graça Duarte Grácio, Maria Luísa |
Keywords: | Conceções Ensino Educação inclusiva Perturbação do espectro do autismo Conceptions Teaching Inclusive education Autism spectrum disorder |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A Educação Inclusiva tem vindo progressivamente a afirmar-se como uma
questão fundamental no plano dos direitos humanos, referida em inúmeras
declarações e convenções internacionais.
O presente estudo visa conhecer e analisar as conceções dos professores de
1ºCiclo, relativamente à inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo,
no Ensino Regular, assim como a conceção de criança com PEA, suas barreiras,
facilitadores e intervenção educativa. Os dados recolhidos através da realização de
entrevistas foram analisados, quantitativamente e qualitativamente, com recurso à
análise de conteúdo e análise de ocorrências.
Os resultados indicam que a inclusão de crianças com PEA na sala de aula
regular, é entendida como benéfica para o seu desenvolvimento mas encarada como
difícil. Destacam–se como facilitadores a interação social com os pares, a aceitação
da diferença e o desenvolvimento de valores. Como barreiras à inclusão de crianças
com PEA, os professores consideram as suas próprias características e o seu efeito
na turma (professores e alunos) e aspetos ligados à organização do sistema
educativo; Abstract:
See the difference: Perspectives of an Inclusive Education for children with
Autism Spectrum Disorder
The Inclusive Education has progressively assert itself as a key issue in terms of
human rights, referred to in numerous international declarations and conventions.
The present study aims to understand and analyze the concessions from teachers of
1st cycle (Primary School), concerning the inclusion of students with Autism Spectrum
Disorder, in Regular Education, as well as the conception of a child with PEA, your
barriers, facilitators and educational intervention. The data collected through interviews
were analyzed, quantitatively and qualitatively, using content analysis and analysis of
occurrences.
The results indicate that the inclusion of children with PEA in the regular
classroom, is perceived as beneficial for their development, but faced with difficult.
Stand out as facilitators social interaction with pairs, the acceptance of difference and
the development of values. As barriers to the inclusion of children with PEA, teachers
consider their own characteristics and their effect on class (teachers and students) and
aspects related to the Organization of the Educational System. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11196 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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