Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11128
|
Title: | O Quadro Interactivo no Ensino da Matemática: Analisando o trabalho de dois professores em contexto de colaboração |
Authors: | Corrente, Amália |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Quadro interactivo Trabalho Colaborativo Desenvolvimento Profissional do Professor Ensino-aprendizagem da Matemática |
Issue Date: | 2009 |
Abstract: | Esta investigação reporta a um projecto desenvolvido em 2008/2009, numa escola do sul de Portugal, que visa compreender o impacto do quadro interactivo no ensino da Matemática.
No sentido de identificar de que forma um contexto colaborativo poderá intervir na exploração e manuseamento daquela ferramenta, e qual a sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor, solicitou-se a participação de dois professores, aplicando-se uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa estruturada em dois estudos de caso. A recolha de dados baseou-se na realização de entrevistas semi-estruturadas, observação de aulas e sessões de reflexão.
O estudo permitiu identificar factores da utilização do quadro interactivo em sala de aula e concluir que a equipa de trabalho constituiu uma base de apoio e entreajuda que promoveu um contexto de desenvolvimento profissional relevante para os professores. Apurou-se ainda a interactividade como uma noção que importa ser aprofundada no ambiente de ensino-aprendizagem das nossas escolas |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11128 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|