Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11127
|
Title: | Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
Authors: | Viana, Mônica |
Advisors: | Borralho, António |
Keywords: | Avaliação das aprendizagens Matemática Práticas avaliativas |
Issue Date: | 27-Feb-2013 |
Abstract: | Este estudo pretendeu caracterizar as práticas avaliativas de dois professores de Matemática do 9º ano do ensino fundamental, numa Escola pública em Belém do Pará (Brasil), e analisar a relação entre as aprendizagens dos alunos com essas práticas.
Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho em sala de aula no respeitante à avaliação. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz estruturada em objetos e dimensões.
Os resultados evidenciaram que, apesar da constante divulgação dos avanços em relação às novas abordagens avaliativas, visando a uma avaliação formativa e embora os professores tenham consciência de quais atividades avaliativas despertam o interesse de seus alunos, ainda há que se fazer muito para que se rompam com os paradigmas antigos de avaliação, que supervalorizam os resultados quantitativos e priorizam a prova como instrumento avaliativo por meio da punição do erro e como instrumento de poder.
Observou-se que as práticas avaliativas que foram mais produtivas para as aprendizagens foram justamente aquelas em que se manteve a informalidade e os alunos participaram de forma mais livre, nas quais houve, com mais frequência, a presença de feedback por parte dos professores |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11127 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado PED - Formação Avançada - Teses de Mestrado CIEP - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|