Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10966

Title: Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará
Authors: Castro, Lilian Ruth Dias de
Advisors: Cid, Marília Pisco Castro
Keywords: Formação pedagógica
Ensino superior
Docente universitário
Percepções
Teacher training
Higher education
Lecturer
Perceptions
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: o ponto de vista dos professores de uma Universidade de Belém-Pará. O presente estudo aborda a Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior de uma universidade brasileira. Procuramos saber com dez professores, das 1.ª e 2.ª séries do curso de Licenciatura em Dança, as implicações que podem ocorrer no exercício da docência, com a falta da formação pedagógica necessária. As evidências que geraram as análises apresentadas nesta dissertação foram coletadas junto aos professores da instituição investigada, uma universidade pública de Belém do Pará. Os resultados da discussão apontam para um consenso dialético entre os professores do curso, sobre os aspectos metodológicos a serem utilizados para o desenvolvimento dos futuros professores. O estudo se deu por meio de recolha de dados qualitativos, utilizando entrevistas individuais, semiestruturadas, baseadas num guião previamente constituído e aprovado pelos especialistas da Universidade de Évora. O resultado da análise pareceu indicar que os entrevistados consideram a Formação Pedagógica como eixo norteador do ensino, para o curso de Licenciatura em Dança. No entanto, manifestaram sua insatisfação pela falta de tempo para pesquisar, pelo acúmulo de obrigações, remuneração inadequada e excesso de trabalho. Consideram que a falta da Formação Pedagógica do docente implica na prática do futuro docente, quando estiver a lecionar autonomamente; *** ABSTRACT: Educational Training of Teachers in Higher Education: the view of teachers in a University of Belém-Pará. This study addresses the Pedagogical Training of Teachers in Higher Education from a Brazilian university. We seek to know with ten teachers of the 1st and 2nd series of the Bachelor's Degree in Dance, the implications that may occur in the teaching practice with the lack of pedagogical training required. The evidence that led to the analysis presented in this dissertation was collected from the teachers of the institution investigated, a public university in Belém-Pará. The results suggest a dialectical consensus among the teachers of the course about methodological aspects used for the development of future teachers. The study involved the collection of qualitative data, using individual semi-structured interviews based on a previously established and approved grid by experts from the University of Évora. The results seem to indicate that respondents consider the Pedagogical Training as a guiding principle in the dance course. However, they expressed their dissatisfaction to the lack of time to do research, accumulation of obligations, inadequate payment and overwork. Teachers consider the lack of Pedagogical Training of teachers to have consequences on future teachers practice, when they are to teach independently.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10966
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTÇÃO VERSÃO final-COM AS CORREÇÕES DO JURI.docx.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois