|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10964
|
Title: | A inclusão de alunos com deficiência intelectual em turmas dos ciclos iniciais: necessidades de formação dos professores |
Authors: | Silva, Nadiege do Socorro Jardim da |
Advisors: | Neto, António José dos Santos |
Keywords: | Inclusão Alunos Deficiência intelectual Necessidades de formação Professores Inclusion Students Intellectual disability Training needs Teachers |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A inclusão de alunos com deficiência intelectual em turmas dos ciclos iniciais: necessidades de formação dos professores
Este estudo aborda a formação de professores dos ciclos iniciais do ensino fundamental brasileiro. Com ele, procurou-se conhecer os sentimentos e perspectivas desses professores perante a inclusão em suas turmas de alunos com deficiência intelectual, identificando as necessidades de formação por eles sentidas. O estudo teve por base a realização de entrevistas individuais semi-estruturadas, tendo sido inquiridos oito professores, todos eles do sexo feminino, um por cada um dos oito distritos administrativos do município de Belém, Pará. A seleção dos entrevistados implicou a escolha aleatória, em cada distrito, da escola que iria servir de sede ao estudo, de entre as que possuíam alunos matriculados com deficiência intelectual, e, nessa escola, do professor a entrevistar. Através dos testemunhos apresentados, as entrevistadas identificaram diversas lacunas na sua formação inicial e continuada, responsáveis por notórias dificuldades da sua parte face à inclusão do aluno com deficiência intelectual, visando a promoção de uma efetiva aprendizagem desse aluno, capaz de lhe assegurar uma educação verdadeiramente inclusiva; **** ABSTRACT:
The inclusion of students with intellectual disabilities in classes of initial cycles: teacher training needs.
This study addresses teacher education and training in the early cycles of Brazilian basic education. Its goal was to grasp the feelings and perspectives of those teachers namely the ones that lead with students owning intellectual disabilities, and identifying some training needs they are supposed to experience on that matter. The study was conducted on the basis of semi-structured individual interviews, involving eight teachers, all female, one for each of the eight administrative districts of the city of Belém, Pará. In each district, and among those schools that had enrolled students with intellectual disabilities, one school that would serve as scenario for the study was randomly selected and one of the teachers to be interviewed was also chosen by chance in it. Several gaps in their initial and continuous training were reported by the participants. They were assumed to be responsible for significant difficulties on their part regarding the inclusion of students with intellectual disabilities in order to promote pupils effective learning and a truly inclusive education. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10964 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|