Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10947

Title: Abstinência e consumo de bebidas alcoólicas entre os escolares do 10.º ano de escolaridade: um estudo multicasos.
Authors: Boné, Maria
Bonito, Jorge
Editors: Coelho, Ana
Keywords: abstinência
consumo
álcool
jovens
família
grupo de pertença
comunicação social
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade do Algarve
Citation: Boné, M., & Bonito, J. (2014). Abstinência e consumo de bebidas alcoólicas entre os escolares do 10.º ano de escolaridade: um estudo multicasos. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (pp. 225-226). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0]
Abstract: Introdução: o “Global status report on alcohol and health” (2011) define como objetivo a diminuição do consumo nocivo do álcool. A nível global, Portugal posiciona-se nos lugares cimeiros de consumo de álcool per capita. O Alentejo constitui a região que regista maiores consumos entre os escolares. Objetivos: este estudo pretendeu conhecer as influências exercidas pelos familiares, pelo grupo de pertença e pelos meios de comunicação social, sobre os hábitos de abstinência e de consumo de álcool entre os jovens. Métodos: desenvolvemos uma investigação de carácter qualitativo com recurso ao método direto de recolha de dados. O estudo foi desenvolvido numa escola secundária com 3.º Ciclo do ensino básico do distrito de Évora, sita na região do Alentejo Central, Portugal. Foram realizadas entrevistas compreensivas semiestruturadas. A amostra compõe-se de dez alunos do 10.º de escolaridade, cinco não consumidores e cinco consumidores, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos. Resultados: todos os entrevistados declaram já ter consumido bebidas alcoólicas, porém, alguns não prosseguiram com esse hábito. A experimentação acontece entre os 13 e os 15 anos de idade. Os resultados apontam para uma tendência influente dos pais nos consumos e uma tolerância a ingestões moderadas, entre os alunos que mantém o hábito de ingestão. Os comportamentos no grupo de pertença parecem influenciar a abstinência ou a ingestão conforme se trate de jovens abstinentes ou consumidores. Os resultados apontam para uma diminuta influência dos meios de comunicação social relativamente ao consumo. Conclusão: A influência exercida pelos familiares parece influenciar os hábitos de consumo enquanto a ação dos meios de comunicação social não se apresenta significativa. O grupo de pertença destaca-se como influente no comportamento abstinente ou de consumo de álcool entre os escolares do 10.º ano de escolaridade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10947
ISBN: 978-989-20-4826-0
Type: bookPart
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