|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10943
|
Title: | Reforçar a educação em ciência na Pré-Escola no Brasil |
Authors: | Rumenos, Nijima Massabni, Vânia Bonito, Jorge |
Editors: | Coelho, Ana |
Keywords: | Educação de Infância Ensino das Ciências Brasil |
Issue Date: | Mar-2014 |
Publisher: | Universidade do Algarve |
Citation: | Rumenos, N., Massabni, V., & Bonito, J. (2014). Reforçar a educação em ciência na Pré-Escola no Brasil. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (p. 182). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] |
Abstract: | O presente trabalho parte do princípio que a Educação de Infância constitui a primeira etapa da educação básica no processo educativo ao longo da vida. Favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, nos vários domínios, de modo a potenciar o que ela é, adaptando-a e integrando-a na sociedade como um despertar de consciência para a autonomia, a liberdade e a solidariedade. Neste âmbito, a educação em ciências em idades precoces oferece às crianças um conjunto de atividades que lhes permite adquirir, alargar e expandir saberes e analisar a sua própria experiência e as suas vivências imediatas à luz de uma interpretação científica dos factos (processos da ciência) (Chalufour & Worth, 2006; Fumagalli, 1998).
Este trabalho teve como objetivo caraterizar o tipo de educação em ciências numa sala de Jardim II da Pré- Escola, numa escola municipal de Educação Infantil de Piracicaba, São Paulo, Brasil.
Baseados numa abordagem de natureza qualitativa, foram observados quatro episódios de educação em ciência e analisados num quadro de referência epistemológico. Analisaram-se, num segundo momento, seguindo o mesmo quadro, a matriz do planejamento, confrontado-a com os episódios observados.
Os resultados apontam para a inserção da educação em ciências nas práticas da docente, incluindo-se temas e atividades relacionadas com plantas, animais, a natureza, entre outras. A maioria das atividades observadas assenta num paradigma teórico e expositivo, com recurso reduzido a atividades práticas. Ao longo do planejamento identificam-se objetivos de aprendizagem como “interessar-se” e “demonstrar”, indicadores de alguma tentativa de introduzir a educação em ciências como expansão das vivências imediatas das crianças. Este estudo permitiu o desenvolvimento de um plano de ação, complementar, como reposta às necessidades identificadas na educação em ciências. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10943 |
ISBN: | 978-989-20-4826-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|