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http://hdl.handle.net/10174/10940
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Title: | Imergir na investigação e experimentar a realidade |
Authors: | Boné, Maria Bonito, Jorge |
Editors: | Coelho, Ana |
Keywords: | Educação em ciência Ensino básico Atividade experimental |
Issue Date: | Mar-2014 |
Publisher: | Universidade do Algarve |
Citation: | Boné, M., & Bonito, J. (2014). Imergir na investigação e experimentar a realidade. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (pp. 264). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0] |
Abstract: | Educação em ciência é preparar para uma vida satisfatória e plena, capacitada para mobilizar conhecimentos para intervir ativamente na resolução de problemas que afligem, quotidianamente, as sociedades atuais. A estimulação do entusiasmo e do interesse pela ciência por forma a promover a confiança e a competência com vista ao envolvimento em matérias científicas e técnicas são atributos que devem guarnecer um currículo de ciências.
O projeto que desenvolvemos procurou dar resposta às atuais recomendações da Didática das Ciências relativamente ao ensino experimental, tendo como referência o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estimulando o pensamento e a execução de atividades práticas pelos alunos. Adotaram-se os temas estruturantes: plantas, sementes, germinação e crescimento; luz, sombras e imagens; transformações e mudanças de estado e fenómenos elétricos.
O quadro de referência para o projeto é de natureza construtivista, com ênfase nas conceções alternativas dos alunos, no trabalho cooperativo, na orientação para a pesquisa e para o estudo autónomo e testagem das hipóteses, através da experimentação e da argumentação. O trabalho desenvolveu-se numa escola do distrito de Évora, envolvendo 39 crianças da educação pré-escolar e 71 aluno do 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos.
As atividades experimentais foram avaliadas através de registos realizados pelos alunos, nomeadamente, desenhos criados pelas crianças e esquemas e narrações elaboradas pelos mais velhos. Foram aplicadas uma lista de verificação e uma escala com indicadores, para observação de desempenhos. Criaram-se flyers para divulgação das atividades junto dos pais e dos encarregados de educação, funcionando ainda como disseminação e partilha do conhecimento produzido nas diferentes sessões.
Os alunos manifestaram gosto e empenho no desenvolvimento de atividades experimentais. A planificação, estruturação e orientação das sessões pareceram constituir o alicerce que efetivou o sucesso do trabalho desenvolvido. Os resultados apontam para uma alteração comportamental nos alunos envolvidos, ao exteriorizarem-se crescentes práticas reflexivas e argumentativas, no período em que decorreu o projeto. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10940 |
ISBN: | 978-989-20-4826-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros
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