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http://hdl.handle.net/10174/10806
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Title: | Quando a contaminação física se torna psicológica: estigma e processos associativos na perceção de riscos alimentares |
Authors: | Neves, Catarina Pereira |
Advisors: | Carvalho, Rui Gaspar de |
Keywords: | Estigma Amplificação social de risco Processos associativos Contaminação |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Uma das áreas que pode dar algumas luzes ao nível dos processos intra-individuais de
amplificação social do risco refere-se ao estudo dos processos cognitivos associativos,
uma vez que são importantes na perceção de risco, na tomada de decisão e nos efeitos
de propagação. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo compreender como
produtos não afetados fisicamente por qualquer tipo de bactéria podem ser afetados
psicologicamente (contaminação psicológica), com base na associação cognitiva a um
produto comunicado como envolvendo risco. Os resultados indicam que o pepino não
só foi muito mencionado, como provavelmente foi rotulado de forma negativa
(associado a uma tag negativa). Quando comparado o Tempo 1 com o Tempo 2, foi
possível verificar uma diminuição da perceção de risco de alguns produtos não
associados; no caso dos produtos associados, não se verificaram diferenças
significativas. Implicações para a perceção e propagação de riscos serão discutidas; ### Abstract:
One of the areas that can shed some lights on the of intra-individual level of social
amplification of risk processes, refers to the study of associative cognitive processes,
since they are important in the perception of risk in decision making and the
propagation effects. Thus, this study aims to understand how products physically
unaffected by any type of bacteria can be psychologically affected (psychological
contamination), based on the cognitive association to a product communicated as
risky. The results indicate that cucumber was not only much mentioned but also
labeled as negative (associated to a negative tag). When Time 1 and Time 2 were
compared, we found a decreased perception of risk of some non associated products;
for the associated products, no significant differences were found. Implications for risk
perception and amplification will be discussed. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10806 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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