|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10786
|
Title: | Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
Authors: | Rocha, Paulo Sérgio da Silva |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Ferramentas/facilitadores da aprendizagem matemática TIC Computador Software geogebra Quadro interativo Calculadora gráfica |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Prática de ensino da Matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
O presente relatório tem como objetivo principal descrever o meu ano de frequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos e Secundária de Cunha Rivara, a experiência adquirida, e a reflexão geral que faço sobre a minha evolução profissional. Inclui, também uma análise e reflexão sobre a minha experiência com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que introduzi nas minhas aulas, nomeadamente o computador, o quadro interativo, a calculadora gráfica, o software GeoGebra. Foi minha intenção compreender se estas tecnologias, foram ou não facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e qual a sua influência, quer na aprendizagem dos alunos, quer na minha atuação como professor, e ainda como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como candidato a professor de Matemática; ### Abstract:
Supervised Teaching Practice of Master’s degree on Mathematics Teaching to 3rd Cycle and Secondary School: The contribution of technology This report has as main objective to describe my experience in Supervised Teaching Practice (PES), at the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and Secondary Cunha Rivara, in Arraiolos, and to reflect on my global professional evolution. It also includes an analysis and reflection of my experience with the use of information and communication technologies (ICT), which I introduced in my classes, especially the computer, interactive whiteboard, the graphing calculator and the software GeoGebra. It was my intention to understand if these technologies were enabling or not the process of teaching and learning, and what was their influence, either on student learning and in my work as a teacher, as well as they contributed to my professional development as prospective teacher of Mathematics. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10786 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|