Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10773

Title: O papel do sociólogo na intervenção social de uma autarquia local em meio rural
Authors: Correia, Cidália Maria Sardinha Rodrigues
Advisors: Braga, Domingos Afonso
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Intervenção social
Recursos humanos
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Relato de experiência profissional de uma Socióloga na Administração Local, concretamente num município em meio rural, concelho de Sousel em que se pretende demonstrar a polivalência das competências pessoais e profissionais do Sociólogo, tendo por base a tipologia de perfis tipo do papel do sociólogo, definida por Manuel João Ribeiro que situa em quatro domínios fundamentais: o planeamento; investigação; relacional e operacional. No entanto, dos domínios elencados o relacional e operacional serão abordados mais minuciosamente numa perspetiva em que a sociologia da intervenção tem dado um importante contributo no sentido de se ir mais além da corrente positivista da sociologia, tendo vindo a introduzir novos suportes concetuais para uma sociologia mais próxima do terreno, tendo em vista novas articulações entre a teoria e ação, entre a investigação e a intervenção. O sociólogo Orlando Garcia defende que “o campo da intervenção social é tão pertinentemente sociológico, que não faz sentido ter a desatenção dos sociólogos” (Garcia, 1990 : 279). Também se pretende efetuar uma abordagem do ponto da sociologia de ação, defendida por Isabel Guerra na medida em que as mudanças sociais impulsionam mudanças nas perspetivas profissionais, no surgimento de novas exigências de campos profissionais de intervenção para os sociólogos praticarem o seu saber, intervirem, avaliarem resultados, analisarem causas explicativas de fenómenos, explicitarem estruturas sociais, proporem medidas de mudança, etc. O relato pretende também refletir a experiência profissional dos últimos seis anos, de participação em diferentes projetos, em que se enquadram teoricamente os domínios: relacional e operacional, tratando-os numa lógica da sociologia da participação, do estabelecimento de parcerias; os diferentes intervenientes do processo; perceber os atores envolvidos, como sejam: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Sousel; Rede Social; Núcleo Local de Inserção; Intervenção Precoce; Ação Social: auxílios económicos, bolsas de estudo, habitação social, Saúde e Educação. Inclui uma apreciação crítica, que questiona de que forma a minha formação influenciou o desenvolvimento das minhas atividades profissionais, os constrangimentos encontrados. Será ainda desenvolvida uma abordagem numa perspetiva do plano meso (organizações, autarquia local) estratégia da autarquia, definição de políticas de desenvolvimento social; o estabelecimento dos objetivos estratégicos para as unidades orgânicas, enquadradas na missão e visão da organização, sendo que alguns são transversais a todas as unidades orgânicas, enquanto outros implicam diretamente a unidade orgânica em que me encontro inserida em termos profissionais de carreira e categoria: “reforçar a coesão social”. Elaboração de uma análise e reflexão crítica sobre a atividade desenvolvida na Autarquia tendo em conta a descrição das funções de técnico superior na área da sociologia constante na mapa de pessoal da autarquia, nomeadamente: a) desenvolve funções de investigação, estudo, conceção e aplicação de métodos e processos científico-técnicos na área da sociologia; b) participa na programação e execução das atividades ligadas ao desenvolvimento da respetiva autarquia; c) desenvolve projetos e ações ao nível da intervenção na coletividade, de acordo com o planeamento estratégico integrado definido para a área da respetiva autarquia local; d) propõe e estabelece critérios para avaliação da eficácia dos programas de intervenção social; e) procede ao levantamento de necessidades da autarquia local; f) propõe medidas para corrigir e ou combater as desigualdades e contradições criadas pelos grupos ou sistemas que influenciam ou modelam a sociedade; g) promove e dinamiza ações tendentes à integração e valorização dos cidadãos; h) realiza estudos que permitem conhecer a realidade social, nomeadamente nas áreas da saúde, do emprego e da educação; i) investiga os factos e fenómenos que, pela sua natureza, podem influenciar a vivência dos cidadãos. Este relatório inclui um curriculum profissional, na modalidade de curricula vitae, descrito de forma suficientemente detalhada e que comprova a experiência e vivência da atividade profissional desenvolvidas na área da Sociologia; ABSTRACT Report of the professional experience of a sociologist in the local administration, specifically in a municipality in rural area, Sousel’s county that wants to demonstrate the versatility of the personals and professionals competencies of a sociologist, having in mind the typology of profiles type of the sociologist paper, defined by Manuel João Ribeiro that sets its in four fundamental domains: planning, inquiry, relational and operational. However, from the listed domains the relational and operational will be the thoroughly work in a perspective where the sociology of intervention has given a important contribution by the way to go beyond than positive current of sociology, introducing news conceptual supports to one more closed sociology of the ground, having in mind new joints between theory and action, between the inquiry and the intervention. Orlando Garcia, sociologist, defends that «the field of the social intervention is so pertinently sociological, that doesn´t make sense to have the in attention of sociologists». (Garcia,1990:279). I also pretend to make an approach from the sociology of action view, defined by Isabel Guerra since social changes boost changes in professionals perspectives, by the emergence of news demands of professionals fields of intervention to sociologists show their knowledge, intervene, evaluate results, analyze explanatory causes of phenomena, explicit social structures, to propose measures for change, and so on… The report also pretend to reflect the professional experience of the last six years, of participation in different projects, where in fall theoretically domains: rational and operational, treating it in a logic of sociology of participation, of partnerships, the different stakeholders process; to realize the actors involved, such as Committee to Protect Children and Youth from Sousel, Social Networking, Nucleo inserted Central, Social Action, Economic Aids, Scholarships, Housing, Health and Education. Includes a critical examination, questioning how my training has influenced the development of my professional activities, the constraints encountered. An approach will be developed in a perspective plan meso (organizations, local authority) strategy of the municipality, policy of social development, the establishment of strategic objectives for the units, framed in the mission and vision of the organization, some of which are transverse all units, while others directly involve the organic unity in which I am placed in terms of career and professional category: «strengthen social cohesion." Developing a critical analysis and reflection on the activity developed in the Municipality taking into account the technical description of the functions of the upper area of sociology in constant personal map of the municipality, namely: a) develops functions of research, study, conception and implementation of scientific methods and processes-technicians in the area of sociology; b) participates in the planning and execution of activities related to the development of the respective municipality; c) develops projects and actions at the level of intervention in the community, according to the integrated strategic planning for the defined area of the respective local authority; d) proposes and establishes criteria for assessing the effectiveness of social intervention programs; e) shall identify the needs of the local authority; f) proposes measures and to correct or combat inequalities and contradictions created by groups or systems that influence or shape the society; g) promotes and streamlines actions to promote the integration and optimization of the citizens; h) conducts studies that allow to know the social reality, particularly in the areas of health, employment and education; i) investigate the facts and phenomena which, by their nature, can influence the lives of citizens. This report includes a professional curriculum, in the form of curricula vitae, described in sufficient detail and proves that experience and the experiences of professional activity developed in the area of sociology.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10773
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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