Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10765

Title: Como lidam as pessoas com as crises de saúde?: uma análise das manifestações de coping secundário no twitter, durante uma crise
Authors: Pedro, Cláudia Sofia Ferrão
Advisors: Carvalho, Rui Gaspar de
Keywords: Media sociais
Crise alimentar
Coping
EHEC/E.Coli
Humor
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com o objetivo de perceber quais os processos psicológicos envolvidos na perceção individual e no coping face a crises de saúde a nossa investigação analisou as mensagens produzidas no twitter durante a crise alimentar resultante de contaminação por bactéria E.Coli na Alemanha em 2011. Os resultados mostraram a criatividade das pessoas na expressão de estratégias de coping, verificando-se, no entanto a predominância da categoria: Procura de Informação – e.g. estudar, observar – com o objetivo de aumentar o conhecimento e controlo sobre a situação. Foi ainda analisada a expressão integrada de reações cognitivas e afetivas, com base na implementação do Humor como estratégia de coping. A este respeito, verificou-se que na maioria das mensagens o humor não foi utilizado, no entanto naquelas em que isso se verificava, as formas mais utilizadas foram o humor afiliativo e o agressivo. Implicações destes resultados para a análise e comunicação em crises, são discutidas; Abstract: In order to realize which psychological processes are involved in individual perception and coping with health crises, our research analyzed messages produced on twitter during the food crisis resulting from the E. coli bacteria contamination in Germany in 2011. The results showed people as creative in their use of coping strategies, verifying, although with a predominance of the Information seeking category – e.g. study, observe - with the goal of increasing knowledge and control over the situation. We further analyzed the integrated expression of cognitive and emotional reactions, based on the implementation of humor as a coping strategy. In this regard, it was found that most in the messages humor was not used; however in those in which it was used, the most used forms were affiliative and aggressive humor. Implications of these results for the crisis analysis and communication are discussed.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10765
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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