Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10762

Title: O ensino da Física e Química numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
Authors: Fernandes, Maria da Luz Martinho
Advisors: Figueiredo, Margarida
Keywords: Reflexão
Currículo
Ciência
Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente trabalho integra, para além de uma descrição detalhada do curriculum vitae (CV), o desenvolvimento de um tema baseado em experiências e em resultados obtidos durante o desenvolvimento de alguns projetos com os alunos, no âmbito da atividade da autora, enquanto docente do Ensino Básico e Secundário do grupo de recrutamento 510 - Física e Química. O tema desenvolvido está intimamente relacionado com o desafio que a educação dos jovens de hoje constitui para o professor. A nossa sociedade é confrontada com problemas que envolvem interações complexas e que determinam a qualidade de vida das futuras gerações. Percebemos atualmente que a atividade humana afeta o meio ambiente de uma forma que era impensável há uns anos atrás. Nesse contexto, a Educação para o desenvolvimento sustentável deverá estimular os jovens a intervir mais ativamente na vida comunitária, fazendo-os compreender que também eles fazem parte integrante do sistema ecológico. O tema escolhido, o Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, pretendeu enquadrar do ponto de vista teórico esta problemática, relatar alguns projetos desenvolvidos com o objetivo de relacionar a Física e Química com o meio ambiente, centrando-se em propostas pedagógicas orientadas para uma mudança de comportamentos individuais e uma maior consciencialização ambiental dos educandos; #### Abstract: This work is about the development of a theme based on the experiences and results obtained during the development of several projects with the students, within the scope of the author's activity as professor of primary and secondary education, the group of recruitment 510- Physics and Chemistry. It also includes a detailed description of the curriculum vitae (CV) of the author. The developed theme is closely related to the challenge presented today by the education of young people to the modern teacher. Our society is confronted with problems that involve complex interactions that determine the quality of life of future generations. We are now aware that human activity affects the environment in a way that was unthinkable a few years ago. In this context, the Education for Sustainable Development should encourage young people to participate more actively in community life, making them realize that they too are an integral part of the ecological system. The proposed theme, The Teaching of Physics and Chemistry under the perspective of Science, Technology, Society and the Environment, gives us a theoretical framework of this problematic, and describes some projects developed with the aim of linking the teaching of physics and chemistry with the environment, focusing on educational proposals aimed at individual behavioral change and greater environmental awareness of the students.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10762
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ensino da Fisica e Quimica numa Perspectiva CTSA 2013.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois