Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10744

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança
Authors: Bonito, Sofia Isabel Valeriano
Advisors: Godinho, Maria de Fátima
Keywords: Linguagem oral
Escrita
Interações adulto-criança
Aprendizagem
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório surge no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em creche e jardim de infância do mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como objetivo aprofundar e demonstrar a importância do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança, e como o promovi e intencionalizei durante o estágio. Apresentarei a fundamentação teórica sobre a temática, focando as etapas do desenvolvimento da linguagem, as perspetivas de Piaget e Vygotsky, o conceito de literacia, a relação entre oralidade e escrita, os níveis didáticos da escrita e a relevância do papel do educador enquanto mediador promotor de aprendizagens. Este relatório inclui o descritivo do processo de investigação-ação desenvolvido, de forma a compreender a relação educativa ao longo do estágio e como esta se revelou uma mais-valia no desenvolvimento da literacia. As interações adulto-criança assumiram-se como fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois intencionalmente assumi o papel de “andaime” nas suas aprendizagens; #### Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education: oral language and approach to writing in the learning process of the child This report emerges in the context of curricular unit of Supervised Teaching Practise I and II at daycare and preschool of the masters in Pre-School Education and has as purpose deepen and demonstrate the importance of oral language and approach to writing in the learning process of the child, as I have promoted and intencionalizei during the probationary period. I shall present the theoretical that endured the reflection on the theme, focusing the stage of language development, the Piaget and Vygotsky perspectives, the literacy concept, the connexion between orality and writing, the didactic writing level and the educator relevance role while learning mediator promoter. This report includes the development descriptive of the process of research-action, in order to understand the educational relationship along the stage and as this has proved to be a far more valuable in the development of literacy. The adult-child interactions assumed as fundamental in the development of children, because intentionally, I took the role of "scaffolding" in their learning.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10744
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
perfil_desenvolvimento13.jpg1.62 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento12.jpg1.73 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento11.jpg1.76 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento10.jpg1.59 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento9.jpg1.2 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento8.jpg1.64 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento7.jpg1.64 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento6.jpg1.05 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento5.jpg1.62 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento4.jpg1.61 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento3.jpg1.67 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento2.jpg1.73 MBJPEGView/Open
perfil_desenvolvimento1.jpg1.83 MBJPEGView/Open
ficha14.jpg1.58 MBJPEGView/Open
ficha13.jpg1.17 MBJPEGView/Open
ficha12.jpg1.59 MBJPEGView/Open
ficha11.jpg1.3 MBJPEGView/Open
ficha10.jpg1.33 MBJPEGView/Open
ficha9.jpg1.27 MBJPEGView/Open
ficha8.jpg1.43 MBJPEGView/Open
ficha7.jpg1.52 MBJPEGView/Open
ficha6.jpg1.37 MBJPEGView/Open
ficha5.jpg1.53 MBJPEGView/Open
ficha4.jpg1.31 MBJPEGView/Open
ficha3.jpg1.36 MBJPEGView/Open
ficha2.jpg1.28 MBJPEGView/Open
ficha1.jpg1.36 MBJPEGView/Open
desenho5.jpg507.92 kBJPEGView/Open
desenho4.jpg1.11 MBJPEGView/Open
desenho3.jpg1.56 MBJPEGView/Open
desenho2.jpg516.94 kBJPEGView/Open
desenho1.jpg902.47 kBJPEGView/Open
relatorio_final.pdfDocumento principal1.38 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois