Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10718

Title: Desde que eles não mostrem: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT
Authors: Pelixo, Paulo César Amaro
Advisors: Melo, Madalena
Keywords: Identidades LGBT
Heterossexismo
Preconceito sexual
Preconceitos modernos
Preconceitos multidimensionais
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Partindo da contextualização do preconceito relativamente a pessoas LGBT, este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: Questionário de Caracterização Sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a sub-escala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamento político e religiosidade dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas; ### Abstract: Through the contextualization of the historical, social and cultural heterosexism, this study aims to explore the complexity of teachers’ prejudice expression toward gay and lesbian people, in which the research is still sparse. We assess this question in a particular sample of 204 teachers from public schools in Évora District. In this work, the following instruments have been applied: a sociodemographical data questionnaire, the Multidimensional Polymourphous Prejudice Questionnaire (Massey, 2006) and the Modern Heterosexism Scale from the Multidimensional Scale of Attitudes toward lesbians and gay men (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012). The main results suggest that the participants’ sex, age, political ideology and religious beliefs are related to the expression of prejudice.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10718
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois