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http://hdl.handle.net/10174/10709
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Title: | As crianças como pistas de memória: impacto nas barreiras percebidas e no consumo de energia |
Authors: | Alves, Milene Filipa Torcato |
Advisors: | Carvalho, Rui Gaspar de Bernardo, Fátima |
Keywords: | Barreiras comportamentais Normas sociais Crianças Poupança de energia |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Durante os últimos anos tem vindo a aumentar o nível de alerta para os
problemas ambientais que nos rodeiam. No entanto, muitas vezes as tentativas
que fazemos por ajudar o meio ambiente falham, mesmo quando tentamos
executar pequenas tarefas no meio doméstico. Existem barreiras e
constrangimentos que inibem a execução de comportamentos e desta forma,
há a necessidade de criar estratégias para combater estas
barreiras/constrangimentos. Neste âmbito, o presente estudo, dividiu-se em
duas fases, em que numa primeira procurou-se validar um conjunto de escalas,
bem como perceber quais as barreiras percebidas mais fortes, aos hábitos de
poupança de energia. Numa segunda fase, pretendeu-se perceber quais as
melhores estratégias para ultrapassar as barreiras, em contexto real, assim
como perceber o impacto de uma intervenção com feedback normativo,
utilizando para isso crianças como catalisadores da mudança dos pais tendo
por base o seu papel enquanto “pistas de memória”; ### ABSTRACT:Children as memory cues: Impact on perceived barriers and energy
consumption
During the last few years the level of alert to environmental problems that
surround us, has increased. However, often the attempts we make to help the
environment fail, even when we try to implement small household measures.
There are barriers and constraints that inhibit the implementation of behaviors
and thus there is a need to develop strategies to fight these barriers/constraints.
In this regard, this study was divided in two phases, the first aimed at validating
a set of scales as well as realize which were the strongest perceived barriers to
energy saving habits. In a second phase, it aimed at assessing the best
strategies to overcome barriers in a real context, as well as realize the impact of
a normative feedback intervention, using children as catalysts for their father’s
behavioural change based on their role as a "memory cues". |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10709 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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