Abstract: | Este relatório refere-se à Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, durante o ano letivo de 2012/2013, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Costa.
A Prática de Ensino Supervisionada correspondeu a uma etapa de primordial importância de um longo e permanente processo formativo, sendo que a mesma, sob a supervisão de docentes experientes, permitiu a reflexão crítica e a tomada de consciência sobre o nosso papel enquanto professores.
Sabendo que a escola enfrenta novos desafios, aos quais se deve responder com empenho e profissionalismo, conscientes de que a aprendizagem dos alunos é fundamental, neste relatório são abordados os aspetos principais do desempenho docente: A– Preparação científica, pedagógica e didática, B. Planificação, condução de aulas e avaliação de aprendizagens; C- Participação na escola e D- Identidade e Desenvolvimento Profissional; Written Paper of Practice of Supervised Teaching, during the school year of 2012/2013 in the Secondary School André de Gouveia, in Évora
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This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching in the course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish in the Middle School (Key Stage 3) and Secondary School, developed in the Secondary School André de Gouveia, in Évora, during the school year of 2012/2013, under the supervision of the University teacher/ Professor Paulo Costa.
The Practice of Supervised Teaching was a stage of main importance in a long and permanent formative process, which allowed reflexive criticism and the awareness about our role as teachers, under the supervision of experienced/skilled teachers.
Knowing the school dealswith many new challenges today towards which we must answer with/ use endeavourand professionalism/competence, being aware/knowing that students’ learning is essential, in this written paper are considered the main aspects of the teachers’ performance: A – Scientific, pedagogical and didactic preparation; B – Planning, conducting and evaluating students’ learning; C – Participation in school activities and D – Identity and professional development. |