|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10132
|
Title: | “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. |
Authors: | Melo, Madalena Pelixo, Paulo |
Editors: | Pereira, Anabela Calheiros, Manuela Vagos, Paula Direito, Inês Monteiro, Sara Fernandes da Silva, Carlos Allen Gomes, Ana |
Keywords: | LGBT heterossexismo homofobia preconceitos multidimensionais |
Issue Date: | Jun-2013 |
Publisher: | Associação Portuguesa de Psicologia |
Citation: | Melo, M. & Pelixo, P. (2013). “Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação sexual e identidades LGBT. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. Fernandes da Silva, & A. Allen Gomes (orgs.), Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 194 – 204). Aveiro: Associação Portuguesa de Psicologia (ISBN: 978-989-96606-1-8) |
Abstract: | Este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora.
Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Questionário de Discriminação Preconceito Polimorfo (Massey, 2009) e a subescala do Heterossexismo Moderno da Escala Multidimensional de Atitudes em relação a Gays e Lésbicas (Gato, Fontaine & Carneiro, 2012).
Os principais resultados encontrados sugerem que o sexo, idade, posicionamentos político e religioso dos/as participantes se encontram relacionados com a expressão de preconceitos em relação a gays e lésbicas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10132 |
ISBN: | 978-989-96606-1-8 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|