Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9987

Title: Validade estrutural do questionário de atitudes face à matemática: Estudo com alunos do ensino básico português.
Authors: Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
Keywords: Questionário de Atitudes Face à Matemática
Análise Fatorial Confirmatória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade Compósita
Issue Date: 2013
Citation: Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face à matemática: Estudo com alunos do ensino básico português. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Abstract: A matemática é considerada uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, contudo, os alunos mantêm elevados índices de insucesso. Procurando explicar o baixo rendimento académico, as investigações apontam para uma relação entre a dimensão atitudinal e o desempenho. Apresentamos o estudo de validação do Questionário de Atitudes Face à Matemática (QAFM) para alunos dos três ciclos do Ensino Básico Português. Este estudo incidiu sobre uma amostra de 1428 alunos (Mdn = 12 anos), a quem foi aplicado o QAFM. Este questionário compreende 26 itens (respostas de tipo Likert de 4-pontos) distribuídos por três fatores: Motivacional (M), Afetivo e Comportamental (C). Visando o estudo da estrutura trifatorial oblíqua do QAFM, recorreu-se à análise fatorial confirmatória, através do LISREL 8 e, garantida a sua validade fatorial, ao exame da validade convergente e da fiabilidade compósita dos fatores, bem como da sua validade discriminante (VD). Os resultados obtidos mostraram que o modelo do QAFM estava bem ajustado aos dados empíricos, todavia com problemas de VD entre os fatores M e C, minimizados com a exclusão de quatro itens pertencentes a estes fatores.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9987
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
VALIDADE ESTRUTURAL DO QUESTIONÁRIO DE ATITUDES FACE À MATEMÁTICA_ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS.pdf657.2 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois