Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9986

Title: Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português
Authors: Neto, A.
Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
Keywords: Atitude Face às Ciências Físico Químicas
Análise Fatorial Exploratória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade Compósita
Issue Date: 2013
Citation: Neto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D. & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Abstract: A aprendizagem das ciências implica o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas em diferentes domínios da física e da química, para os quais contribuem a capacidade de raciocínio, comunicação e atitudes. O presente trabalho apresenta a validação para a população portuguesa do Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas (QAFCFQ). Este estudo realizou-se com uma amostra de 517 alunos do 9º ano do Ensino Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCFQ. O QAFCdN é constituído por 26 divididos 3 fatores: Motivacional (M), Comportamental (C) e Afetivo. O aluno responde numa escala de respostas de tipo Likert de 4-pontos. Para o estudo da estrutura latente do questionário, recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método Generalized Least Squares), a validade convergente e discriminante dos fatores e, também, a sua fiabilidade compósita. Verificou-se que a estrutura fatorial do QAFCFQ se manteve, no entanto com problemas de VD entre os fatores M e C. Estes resultados mostram que as Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas, tal como são operacionalizadas pelo QAFCFQ, apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face à disciplina.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9986
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português.pdf418.63 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois