Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9842

Title: Experiência no curso de estudantes de 1º ano – um estudo no âmbito das tutorias de acompanhamento na Universidade de Évora
Authors: Chaleta, E.
Cristovão, M.
Semedo, C.
Saias, J.
Frias, A.
Editors: Chaleta, E. (Org)
Keywords: Experiência no Curso
Tutorias de Acompanhamento
CEQP
Ensino Superior
Issue Date: 2013
Publisher: Pedago
Citation: Chaleta, E.; Cristovão, M.; Semedo, C.; Saias, J. & Frias, A. (2013). Experiência no curso de estudantes de 1º ano – um estudo no âmbito das tutorias de acompanhamento na Universidade de Évora, 139-154. In E. Chaleta (Org). Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior. Mangualde: Pedago
Abstract: O presente estudo pretende conhecer a experiência no curso de estudantes de 1º ano que ingressaram na Universidade de Évora no final do 1º semestre. Estudos realizados sobre a percepção dos estudantes relativa ao contexto de aprendizagem no ensino superior indicam forte relação com as abordagens à aprendizagem e apresentam forte relevância para a compreensão da forma como os estudantes acedem ao conhecimento e para a definição de processos de aprendizagem de elevada qualidade (Entwistle, 2009; Chaleta & Entwistle, 2011). Os dados foram obtidos através da aplicação do CEQP (Ramsden, 2005; 2006; Chaleta et al, 2012) com 565 estudantes de diferentes cursos e áreas científicas. Os resultados indicaram que a experiência no curso é positiva para o conjunto dos estudantes havendo necessidade de observar com mais atenção as questões relacionadas com a avaliação. A grande maioria dos estudantes revela também satisfação com o curso que frequenta. Palavras-Chave: Experiência no Curso; Tutorias de Acompanhamento; CEQP; Ensino Superior. Abstract This study examine the experience in the course of the 1st year students who entered at the University of Évora. Studies on the perception of students on the learning environment in higher education indicate a strong relationship with the approaches to learning and have strong relevance to the understanding how students access the knowledge and the definition of high quality learning processes (Entwistle, 2009; Chaleta & Entwistle, 2011). The data were obtained by applying the CEQP (Ramsden, 2005, 2006; Chaleta et al, 2012) with 565 students from different courses and scientific areas. The results indicated that the course experience is positive for all the students but we need to look more closely at the issues related to assessment. The vast majority of students also reveals satisfaction with the course who attends Keywords: Course Experience; Mentor Monitoring; CEQP; Higher Education.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9842
ISBN: 978-989-8339-19-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Experiência no curso de estudantes de 1º ano.pdf137.09 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois