Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9834

Title: Avaliação das alterações na sensibilidade para os gostos doce e amargo em ratos sujeitos a uma dieta hiperlipídica
Authors: Pinheiro, Sandra
Rodrigues, Lenia
Costa, Ana R
Antunes, Célia M
Silva, Fernando C
Lamy, Elsa
Keywords: gostos doce e amargo
dieta hiperlipídica
Issue Date: 21-May-2013
Publisher: Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora
Citation: Pinheiro, S, Rodrigues, L, Costa, AR, Antunes, CM, Silva, FC, Lamy, E (2013) Avaliação das alterações na sensibilidade para os gostos doce e amargo em ratos sujeitos a uma dieta hiperlipídica. Jornadas do Departamento de Química 2013, Universidade de Évora, 21 de Maio, Évora, Portugal, pág 39, Poster nº P09.
Abstract: A obesidade é actualmente considerada uma epidemia estando associada a uma predisposição genética do indivíduo e a um consumo energético desadequado O consumo de alimentos ricos em gordura é um dos factores que contribui para o ganho de peso e obesidade. O gosto é um factor determinante na escolha de alimentos e variações individuais na sensibilidade gustativa podem condicionar os hábitos alimentares. O presente trabalho teve como objectivo avaliar potenciais alterações na sensibilidade para os gostos doce e amargo resultantes de um ganho de peso induzido pelo consumo prolongado de uma dieta rica em gordura. Um grupo de ratos Wistar fêmeas mantido numa dieta standard (N=5) e um grupo de animais da mesma estirpe (N=5) com ganho de peso induzido pelo consumo de uma dieta rica em gordura (14% gordura total), durante 12 semanas, foram submetidos a testes de microestrutura de ingestão de líquidos. Os ensaios consistiram na testagem de duas soluções de diferentes concentrações de sacarose (0,3 e 0,1M), para o gosto doce, e duas soluções de diferentes concentrações de quinino (0,1 e 1 mM), para o gosto amargo. Antes de cada ensaio os animais foram submetidos a um jejum hídrico de 16 horas, sendo posteriormente colocados em gaiolas individuais equipadas com um sensor ligado a um computador. Foram feitos os registos das lambidelas, com uma sensibilidade de 20 mili-segundos. Os níveis plasmáticos de insulina e leptina foram avaliados por ELISA. Não se observaram diferenças significativas nos níveis destas hormonas entre os dois grupos testados, apesar dos pesos significativamente mais elevados dos animais sujeitos a dieta rica em gordura. Foram observados aumentos no tamanho dos intervalos de ingestão (nº de lambidelas/cluster), para a solução doce mais concentrada, nos animais tratados com dieta rica em gordura. Essas diferenças apenas se observaram no primeiro minuto de ensaio, sugerindo que as diferenças se devem a alterações de sensibilidade gustativa e não a factores pós-ingestivos. Estes resultados sugerem que indivíduos com aumentos de peso induzidos pelo consumo prolongado de níveis elevados de gordura poderão ter alterações na percepção do gosto doce.
URI: http://data.axmag.com/data/201305/U100423_F216832/FLASH/index.html
http://hdl.handle.net/10174/9834
Type: lecture
Appears in Collections:QUI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Jornadas DQUI 2013 -Sandra Pinheiro.pdf20.56 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois