|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9759
|
Title: | O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE |
Authors: | Carvalho, Rui Ferreira, Ana Maria Figueira, Luís Mota |
Editors: | Santos, José |
Keywords: | Turismo Cultural Turismo Criativo Imagem do destino turístico Eventos e Algarve |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | ESGHT-Universidade do Algarve |
Citation: | 457
O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE
THE CONTRIBUTION OF CULTURAL AND CREATIVE EVENTS TO THE CREATION OF A DISTINCTIVE IMAGE OF THE MATURE TOURISTIC DESTINATION. THE CASE OF THE FESTIVAL MED IN LOULÉ, ALGARVE
Rui Carvalho
Mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural, Instituto Politécnico de Tomar
rui.nm.carvalho@iol.pt
Ana Maria Ferreira
PhD, Professora Adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve
amferrei@ualg.pt
Luís Mota Figueira
PhD, Professor Coordenador do Departamento de Gestão Turística e Cultural, Instituto Politécnico de Tomar
lmota@ipt.pt |
Abstract: | O problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana.
A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas.
O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo Cultural, Turismo Criativo, Imagem do destino turístico, Eventos e Algarve.
ABSTRACT
The research problem intended to know if creative tourism elements, present in cultural events, could influence the image of a mature destination. Focusing on the supply, the research intended to analyze
not the traditional impacts of events but the adoption of new cultural and creative measures in the context of urban regeneration.
The methodology focused on the bibliographic review of the variables of the study (cultural and creative tourism, destination image formation and events), content analysis, “snowball” sampling technique and surveys.
The case study concentrated on the city of Loulé, Algarve, where the festival was analyzed on these issues. Not only was identified the will to create a cultural district in the city, but also the fact that the event is seen as the main force behind the revitalization of the local historic centre. The surveys showed that, despite the adoption of new cultural and creative measures, a single event isn’t strong enough to create a distinctive image which corresponds to the whole mature destination of the Algarve, contributing to differentiate the touristic supply in the region of Loulé. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9759 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|