Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9730

Title: Praxes académicas e qualidade da aprendizagem no ensino superior – perspectiva de estudantes de 1.º ano de cursos de licenciatura da Universidade de Évora
Authors: Chaleta, Elisa
Editors: Pires, António
Saraiva, Maragarida
Rosa, Álvaro
Keywords: Praxes Académicas
Ensino Superior
Qualidade
QPA
Issue Date: 2013
Abstract: A praxe académica constitui um tema pouco consensual que tem escapado a um debate profundo, apesar de constituir um fenómeno presente em todas as instituições de ensino superior e uma vivência a que poucos estudantes escapam quando nelas ingressam pela primeira vez. Olhadas com tolerância pelos que reconhecem que podem ter um papel na integração dos novos alunos, ou como uma barbárie que promove a subserviência e fere a liberdade individual e os princípios democráticos, a verdade é que permanecem vivas sem que se compreenda com muita clareza a sua função ou consequências. A elevada percentagem de insucesso académico que se verifica no 1º ano dos cursos de licenciatura, a ideia de que a praxe académica interfere com a qualidade da aprendizagem e com os resultados académicos motivou-nos para a realização de um estudo com alunos que ingressaram pela primeira vez em cursos de ensino superior na Universidade de Évora, elegendo-os como a voz que queríamos ouvir relativamente a um tema em que assumem papel principal. A partir de entrevistas e de análise de conteúdo temática e categorial seleccionamos, a partir do discurso dos estudantes, um conjunto de itens que operacionalizámos num questionário que denominámos de QPA – Questionário Sobre as Praxes Académicas. Apresentamos neste trabalho a estrutura obtida a partir da resposta de 434 estudantes e a sua perspectiva face à questão em estudo.  Palavras-chave:Ensino Superior, Qualidade, QPA, Praxes académicas. ABSTRACT The hazing practices are a thematic without consensus even though it’s a phenomenon present in all higher education institutions and an experience that few students escape when entering for the first time. Some recognize that they can play a role in the integration of new students, others as a barbarism that promotes subservience and hurts individual freedom and democratic principles, but the truth is that the hazing practices still remains alive and without clearly understanding about their function or consequences. A high percentage of academic failure occurs in the first year and is usual the idea that hazing practices interferes with learning quality and academic results. That motivated us to carry out a study with the first year higher education students from the University of Évora, electing them as the voice that we wanted to hear since it’s a theme where they assume the lead role. From interviews and thematic and categorical content analysis we selected, through the students’ discourse, the set of items that were operationalized in the questionnaire which we called the QPA – Academic Hazing Inventory. Here we present the structure obtained from the response of 434 students and their perspective about the issue in study. Keywords: Hazing practices, Higher Education, Quality, QPA
URI: http://hdl.handle.net/10174/9730
ISSN: 2183-0940
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Praxes Académicas (TMQ).pdf292.52 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois