|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9608
|
Title: | Carta Educativa “3G”, Plano Educativo Municipal e Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira - Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
Authors: | Guerreiro, H. Correia, N. Oliveira, C. Fino, L. Guerreiro, T. Santos, T. Pereira, T. |
Editors: | Silva, Bento Almeida, Leandro |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | CIED-IE |
Citation: | Guerreiro, H.; Correia, N.; Oliveira, C.; Fino, L.; Guerreiro, T.; Santos, T. & Pereira, T. (2013). Carta Educativa “3G”, Plano Educativo Municipal e Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira - Odemira 2020, Odemira Território Educativo. Atas do XII Congresso internacional Galego-Português de Psicopedagogia (539-551). Braga: CIED-IE |
Abstract: | Odemira é considerado um território de baixa densidade por apresentar uma significativa dispersão territorial (1721Km2, maior concelho português em área geográfica) e uma baixa densidade populacional (15,10hab/km2, num total de 26106 habitantes; INE, 2011). O Município de Odemira entende que o reforço da participação da população nos processos de decisão é um vetor-chave de definição de políticas, de linhas de intervenção e da melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida.
É a partir destas linhas que pretende reestruturar a sua política educativa. Respondendo aos desígnios do documento de desenvolvimento estratégico “Odemira 2020” e a uma relação estruturante com os planos de desenvolvimento económico e social, o Município de Odemira iniciou um processo de construção da sua nova Carta Educativa (Carta Educativa “3G”) que incorporará no seu seio os Planos Educativos Locais (2014-2016 e 2017-2019) e o Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira. Esta inovadora carta terá como principais objetivos a definição de metodologias de recolha e análise de dados (indicadores e resultados de variáveis) que permitirão um melhor acompanhamento do percurso da população escolar do concelho desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior. Permitirá ainda a elaboração de documentação que possa suportar a definição e implementação de políticas públicas que potenciem o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação do concelho.
O presente artigo pretende discutir os fundamentos que estão na base deste novo modelo de definição da política educativa municipal, da sua dinâmica de construção, dos seus aspetos inovadores (nomeadamente a ferramenta tecnológica de base – cujo desenvolvimento está a cargo da empresa Portugal Telecom) e da forma como será estruturada e utilizada. Pretende-se finalmente a apresentação prévia da ferramenta, das suas formas de utilização e de dados/indicadores preliminares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9608 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|