Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9444

Title: Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática
Authors: Lopes, Leonardo
Balça, Ângela
Keywords: Bibliotecas escolares
Leitura
Issue Date: 2013
Citation: Renata Junqueira de Souza e Berta Lúcia Tagliari Feba. Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. Storbem Gráfica e Editora
Abstract: O presente capítulo tem por objetivo mostrar a importância da biblioteca escolar para a formação de leitores, processo que não é definido, mas sim, constituído ao longo de uma trajetória de contato com os saberes da escola e de outras instituições (família, comunidades de bairro, igreja). Nesse contexto, o foco de análise é compreender os processos existentes para se formar leitores a partir da biblioteca, ou seja: onde ler, o que ler, quando ler, como ler, e ainda a maneira como esta prática cultural é desenvolvida para que a biblioteca escolar cumpra seu papel de instituição social, que forma leitores e assegura o acesso à conhecimento e à cultura, proporcionando às pessoas o direito de ler e de se tornar mais informadas e capacitadas. Para tanto, é necessário que a biblioteca escolar possua procedimentos e mecanismos para cumprir o seu papel de espaço formador de leitores.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9444
ISBN: 978-85-66044-09-6
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lopes & Balça.docx10.69 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois