Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9349

Title: Arquitetura e arquitetura da paisagem. Ensino do projeto – estratégias.
Authors: Freire, Maria
Editors: UFBA
Keywords: ensino
estratégias
projeto de arquitetura
projeto da paisagem
Issue Date: 2013
Publisher: UFBA
Citation: Freire, Maria. Arquitetura e arquitetura da paisagem. Ensino do projeto – estratégias. In VI Projetar – 2013. O Projeto como Instrumento para a Materialização da Arquitetura: ensino, pesquisa e prática, Salvador, Brasil, 2013.
Abstract: O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se traduzem nos recursos tradicionalmente ativados. Entre as estratégias que mais acompanham o ato de ensinar a projetar na arquitetura encontram-se os modos mimético, inovação, normativo e tipológico. Nestes procedimentos ou lógicas são nucleares as relações entre dedução e intuição e entre reflexão e invenção, onde se revela o vocabulário formal através do material, das tipologias e dos elementos e estruturas de humanização. À arquitetura da paisagem, dada a maior complexidade que lhe está associada, acrescem outras tantas estratégias, manifestados em componentes ligadas à história, ao significado e estrutura, à interdisciplinaridade e à reinterpretação. A reflexão finda com a defesa de uso conjunto de tais estratégias no ensino do projeto em ambas as arquiteturas, a acionar de modo mais isolado ou integrado, em função do momento do plano de estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9349
Type: article
Appears in Collections:PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Eixo 2 - Maria Freire -Arquitetura e Arquitetura da paisagem. Estratégias no ensino do projeto..pdf293.88 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois