Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9167

Title: Classificação do uso do solo urbano através da segmentação e classificação orientada a objectos com imagens de satellite
Authors: Santos, José Carlos
Sousa, Adélia
Keywords: Imagens de satélite
SPOT
classificação orientada a objectos
Issue Date: 5-Jun-2013
Citation: Santos, J.C.G., Sousa, A.M.O. (2013). Classificação do uso do solo urbano através da segmentação e classificação orientada a objectos com imagens de satellite. 11º Encontro de utilizadosres ESRI Portugal, Lisboa, 5 e 6 de Junho.
Abstract: O trabalho apresentado descreve a metodologia desenvolvida utilizando o método de segmentação multiresolução e classificação orientada a objecto de imagens do SPOT 5, para diferenciar as classes de uso do solo na cidade de Évora e sua envolvente. Este tipo de abordagem, orientada a objecto, pretende classificar a informação presente na imagem e faz-se a partir do resultado das relações estabelecidas entre as entidades encontradas. Pode-se afirmar ser a imagem um espaço próprio de construção, representando determinada realidade. Com a associação de atributos à imagem, os objectos em cena tornam-se muito próximos de como os vemos na realidade. A parametrização a ser utilizada, é um factor muito importante como se pode constatar no caso vertente. Aqui, testaram-se várias parametrizações, tendo-se obtido resultados satisfatórios com a utilização espacial/espectral em simultâneo. Foi criada uma rede hierárquica de objectos, representando o território, numa estratégia de classificação: 1) Área construída; 2) Área não construída; 3) Espaços rurais e Espaços verdes. Para obtenção de uma classificação mais esclarecedora, foram testados quatro tipos de máscaras: cidade intramuros, cidade extramuros, zona industrial e espaço rural. Este trabalho teve como resultado final a obtenção de cartografia, mostrando as diferentes classes de uso do solo da área de estudo. No final, fez-se a validação do trabalho obtendo-se um valor do coeficiente Kappa de 83,6%.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9167
Type: lecture
Appears in Collections:ERU - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
poster_esri_2013.pdf427.37 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois