|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9109
|
Title: | O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco |
Authors: | Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira |
Advisors: | Vaz, Francisco António Lourenço Menezes, Maria Helena Pinto Morais Sarmento de |
Keywords: | biblioteca do ensino superior perfil de utilizador literacia da informação estudos de utilizador |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino
superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um
estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado
e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos
de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB.
Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e
correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS.
Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino,
possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui
computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para
trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de
formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet.
O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos
utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão.
; ### ABSTRACT
The aim of the present work was to study first year students’ profile of the Polytechnic
Institute of Castelo Branco - Portugal. A survey questionnaire was administered and
completed by first year undergraduate students in the academic year 2010-2011.
The data collected was analysed using SPSS (mean, standard deviation, Chi square,
Pearson correlation).
The results obtained show that most students are female, aged between 19 and 24,
use either the school library or local library and have laptops. They also use social
networks (mostly Facebook and Hi5), the Internet to do academic work, Google and
Wikipedia. Moreover, they consider that training in library use is not needed and prefer
to have Internet access at the library.
This study may contribute to improve the relationship between library users and the
library and it is also expected that this study may have a considerable impact at
management level.
Key-words – academic library, library user profile, information literacy, library user
studies |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9109 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|