Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9109

Title: O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco
Authors: Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira
Advisors: Vaz, Francisco António Lourenço
Menezes, Maria Helena Pinto Morais Sarmento de
Keywords: biblioteca do ensino superior
perfil de utilizador
literacia da informação
estudos de utilizador
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB. Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS. Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet. O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão. ; ### ABSTRACT The aim of the present work was to study first year students’ profile of the Polytechnic Institute of Castelo Branco - Portugal. A survey questionnaire was administered and completed by first year undergraduate students in the academic year 2010-2011. The data collected was analysed using SPSS (mean, standard deviation, Chi square, Pearson correlation). The results obtained show that most students are female, aged between 19 and 24, use either the school library or local library and have laptops. They also use social networks (mostly Facebook and Hi5), the Internet to do academic work, Google and Wikipedia. Moreover, they consider that training in library use is not needed and prefer to have Internet access at the library. This study may contribute to improve the relationship between library users and the library and it is also expected that this study may have a considerable impact at management level. Key-words – academic library, library user profile, information literacy, library user studies
URI: http://hdl.handle.net/10174/9109
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE_FINAL20111112.pdf4.17 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois