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http://hdl.handle.net/10174/9092
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Title: | A regra de Taylor, a curva RT e o modelo IS-RT |
Authors: | Rosa, Agostinho S. |
Keywords: | Regra de Taylor Curva RT Modelo IS-RT Metas para a inflação Metas da política monetária |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Rosa, Agostinho S. (2013), A regra de Taylor, a curva RT e o modelo IS-RT, Texto de apoio para Princípios de Macroeconomia, Universidade de Évora. |
Abstract: | A questão que se coloca em termos de política monetária é: Poderá o banco central
controlar simultaneamente o crescimento monetário e a taxa de inflação?
No longo prazo, a taxa de inflação é determinada pelo crescimento do stock de moeda
(neutralidade da moeda no longo prazo), mas no curto prazo a moeda não é neutra, pelo
que a diminuição da taxa de juro (ou o equivalente aumento do stock de moeda) ainda
tem impacto sobre o crescimento do produto, e por consequência, do emprego.
Assim, podem surgir conflitos nas medidas de política monetária, porque existem dois
objectivos que são por vezes incompatíveis: a estabilidade de preços (objectivo de longo
prazo) e o crescimento do produto e emprego (objectivo de curto prazo).
A Regra de Taylor consiste numa expressão que resume a forma como os bancos
centrais lidam com as duas tarefas de política monetária: estabilidade de preços (objectivo de longo prazo) e estabilização do produto e emprego (objectivo de curto prazo).
No modelo IS/LM, a curva LM deduz-se na hipótese de a oferta de moeda ser constante,
isto é, quando o banco central segue metas monetárias. Mas hoje, a maioria dos bancos
centrais fixa a taxa de juro, seguindo metas da taxa de inflação. Neste caso a moeda ajusta-se endogenamente à procura real de moeda, dada a taxa de juro. Então, neste caso, a curva LM não será adequada para analisar o mercado monetário, pelo que outra curva será relevante: a curva RT. Quando o banco central segue uma regra de Taylor, devemos substituir a curva LM pela curva RT, o que implica substituir o modelo IS/LM pelo modelo IS/RT. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9092 |
Type: | other |
Appears in Collections: | ECN - Publicações de Carácter Pedagógico
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