Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9057

Title: Relatório da prática de Ensino supervisionada na área da especialização do Mestrado em Ensino de Física e Química, na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, em Arraiolos
Authors: Ferreira, Sandra Cristina Matos
Advisors: Oliveira, Vítor José Martins de
Keywords: Prática de Ensino Supervisionada
currículo
avaliação de aprendizagens
desenvolvimento profissional
interdisciplinaridade
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório de estágio é simultaneamente uma descrição e uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo 2012/2013, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara, em Arraiolos. Apresenta-se organizado em torno de uma introdução, seis capítulos e considerações finais. O primeiro capítulo irá contemplar o enquadramento geral onde se fará a caracterização da Escola Cooperante, a caracterização da turma do 7º ano e 11º ano de escolaridade onde decorreu a prática de ensino supervisionada. No segundo capítulo, a preparação científica, pedagógica e didática, abordamos as atividades e os conteúdos das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Física e Química A. No terceiro capítulo, planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens, analisamos a prática de ensino, enquadrada no âmbito da Didática das Ciências e da Psicologia do Desenvolvimento. No quarto capítulo, análise da prática de ensino, fazemos uma reflexão da prática de ensino, enquadrada no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento e da Didática das Ciências. Já no que respeita ao quinto capítulo, participação na escola, relatamos as atividades extracurriculares em que participámos e que dinamizámos. No sexto capítulo iremos abordar o Desenvolvimento profissional numa perspectiva de reflexão crítica do trabalho que desenvolvemos durante a PES. Terminamos este PES com considerações finais sobre o trabalho realizado. A pesquisa individual e coletiva e o trabalho realizado em colaboração e cooperação, permitiram a evolução da qualidade do trabalho, possibilitando o desenvolvimento da formação académica e profissional, necessária e adequada às exigências da docência nas áreas curriculares e disciplinas correspondentes ao Mestrado em Ensino de Física e Química. Palavras-chave: Prática de Ensino Supervisionada, currículo, avaliação de aprendizagens, desenvolvimento profissional, interdisciplinaridade.; ## ABSTRACT This internship report is simultaneously a description and a critical reflection about the Supervised Teaching Method, performed in the year 2012/2013 in “Escola EB 2,3/S Cunha Rivara”, in Arraiolos. It’s organized containing an introduction, six chapters and final considerations. The first chapter contemplates the general framework where the cooperating school will be characterized, a class from 7th and 11th grade where supervised teaching occurred. In the second chapter, scientific, pedagogical and didactic preparations, activities and class content of Physical-Chemical Sciences, Physics A and Chemistry A, are approached. The third chapter, planning, teaching and learning evaluation, we analyze teaching practices in the scope of Didactic of Sciences and Development Phycology. In the fourth chapter, analysis of teaching practices, we reflect on teaching practices, in the scope of Didactic of Sciences and Development Phycology. Regarding the fifth chapter, school participation, we report the extracurricular activities we created and participated on. In the sixth chapter we will approach the professional development in a critical reflection of the work accomplished in the Supervised Teaching Method. We finish this Supervised Teaching Method with some final considerations. Individual and group research, and working in cooperation and collaboration, allowed growing work quality, helping make possible the development of both academic and professional formation which is needed and adequate in teaching the curriculum of the classes that correspond to the Master’s Degree Teaching Physics and Chemistry. Key-words: external evaluation, self-evaluation (internal evaluation), improvement plans, changes
URI: http://hdl.handle.net/10174/9057
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sandra Ferreira.pdf11.94 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois